Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A cada gesto um carinho! Natal é doar-se ao próximo.

Por Irmã Jheniffer

“Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7)

Graças à iniciativa do Fr. Flaerdi , a adesão e generosidade da comunidade N. Sra. Aparecida, pelo terceiro ano consecutivo foi possível fazer uma criança feliz no dia de Natal, ou melhor 500, com a distribuição dos brinquedos arrecadados durante o advento.
Vale ressaltar que estes vinham permeados de carinho cheios de delicadeza e calor humano e por essa razão eram especiais.
Os brinquedos oferecidos pela comunidade foram distribuídos na Creche Cidade da Imaculada e também em alguns pontos estratégicos onde se concentram as crianças mais carentes do Jardim Boa Esperança.
Nosso agradecimento em nome de tantas crianças.











sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Cristo Nasceu! Aleluia!


Vídeos para embalar nossos corações ...

É Natal!
A Palavra se fez Carne e habitou entre nós.
Que neste espirito natalino possamos acolher o Cristo em nossos corações, sejamos o estábulo vivo onde Deus escolhe para Nascer humanamente.
Por mais que o mundo nos conduza à um Natal cheio de presentes, compras e festejos, possamos nós Cristãos sermos guiados pela luz da estrela que conduziu os Reis Magos até o Salvador.
Espero que possamos assim como o burro e o boi que presentearam ao menino Jesus com aquilo que eles tinham de melhor: o seu carinho, nós também possamos presenteá-lo com aquilo que somos!

Estes dois videos postados abaixo são para melhor aquecer os nossos corações e nos tornar fraternos diante deste momento em que na fragilidade de uma criança Deus se faz presente em nosso meio!!

Um Feliz Natal! De nós todos, para todos vocês!





sábado, 11 de dezembro de 2010

Quer desenhos para colorir na catequese?

Que tal baixar alguns desenhos com temas religiosos para as suas crianças da catequese?
visite o site: http://digilander.libero.it/giardinodegliangeli/Catechismo/Disegni.html





Pode baixar gratuitamento.

O dia 25 de dezembro é o dia do nascimento do Senhor




A festa do Natal precede aquela festa pagâ do Sol Invicto.
por Michele Loconsole,

Diferentes fontes confirmam que a festa do Sol Invicto foi posta no dia 25 de dezembro para tentar “ofuscar” aquela do Natal cristão. Não o contrário!

Ultimamente se ouve que a festa do Natal teria sido colocada pela Igreja no dia 25 de dezembro, em seu calendário litúrgico, somente nos inícios do século IV, que não é historicamente fundada. Ou seja, que não é possível saber com certeza em qual dia nasceu, em Belém, Jesus de Nazaré.

Daqui vem a hipótese – hoje em dia muito acreditada – que a escolha do dia 25 de dezembro seria o resultado calculado de uma operação ideológia, feita pela Igreja antiga, para sobrepor-se e, enfim, absorver a festividade pagã do deus Sol; a cerimônia cultual-astronômica que vinha celebrada em diversas cidades, e não apenas na area do Mediterrâneo, bem antes do nascimento de Jesus, em coincidência com o solstício de inverno.

Fenômeno, aquele feito pela Igreja de Roma, talmente conhecido aos estudiosos de fenomenologia das religiões como de inculturação ou de cristianização do Império Romano.

Até aqui esse é o pensamento dominante. Ao contrário, porém, à luz das fontes, parece que tenha sido exatamente o contrário. De fato, é justamente a festa pagã do Sol Invicto que foi colocada – ou melhor deslocada – para o dia 25 de dezembro para tentar “ofuscar” aquela festa de Natal, cujos testemunhos documentais são de muito tempo mais antigos do que as outras. Somente para citarmos uma: Hipolito de Roma, já em 204, referia que a Igreja festejava o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro.

Essa referência litúrgica, pertencente àquela parte da Igreja universal que provinha do contato com a primitiva tradição judeu-cristã, estava ligada a uma outra ainda mais antiga, a da Anunciação do Arcanjo Gabriel a Zacarias, fixada no calendário liturgico oriental no dia 23 setembro.

Sobre as relações entre essas duas festas cristãs já me referí em um precedente artigo publicado pela Zenit em 21 de dezembro de 2009, onde reportei também o fundamento histórico-arqueológico sobre a historicidade do nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro; evidência possível graças à descoberta do Livro dos Jubileus, traduzido e comentado pelo professor Shemarjahu Talmon da Universidade de Jerusalem, logo após à descoberta em 1947 dos Rolos de Qumran.

E então, voltando para a questão: qual das duas festas celebradas em 25 de dezembro, a do Sol Invicto ou do Natal cristão, é a mais antiga? Qual das duas tentou prevalescer sobre a outra?

Sobre a antiguidade do Natal eu já falei acima. Passando, ao invez, a analisar as fontes que atestam as datas da festividade pagã, pergunto: qual a data da primeira fonte documental que a festividade do Sol vinha celebrada no dia 25 de dezembro?

Resposta: o único documento que temos hoje à disposição é o Chronographus anni 354. Para se ter uma idéia é só comfrontar a parte VI, que tem o título "Calendário com textos e ilustrações para os doze meses".

Ainda que a informação pareça antiga, aparece depois da metade do século IV depois de Cristo e logo após o primeiro Concílio de Nicéia. Lembro para confronto que a primeira atestação do Natal no dia 25 de dezembro é no ano 204, exatamente 150 anos mais antiga.

Antes do ano 354, para voltarmos às fontes da festa do Sol Invicto, ainda duratne o reinado de Licinio (imperador desde o ano 308 até 324 d.C.) o culto ao deus solar vinha celebrado no dia 19 de dezembro e não no dia 25! (cfr. a inscrição citada por Allan S. Hoey, Official Policy towards Oriental Cults in the Roman Army, Transactions and Proceedings of the American Philological Association (70) 1939, pp 456-481, a p. 480, nota 128).

Se acrescente, pois, que esta antiga festa astronômica vinha celebrada em diversas outras datas do ano, entra as quais muitas vezes vinha escolhido o período entre os dias 19 e o 22 de outubro (a tal proposito se veja M. R. Salzman, New Evidence for the Dating of the Calendar at Santa Maria Maggiore in Rome, Transactions of the American Philological Association (111) 1981, pp. 215-227, a p. 221).

O culto do deus Sol, só para dar mais um esclarecimento, foi introduzido em Roma por Eliogabalo (imperador desde o ano 218 até o 222) e oficializado pela primeira vez por Aureliano em 274, que no dia 25 de dezembro daquele mesmo ano consagrava o Templo do Sol Invictus. A festa recebeu o nome de “Dia do nascimento do Sol invencível”. Uma ocorrência, portanto, que poderia ter visto suas origens ocidentais pelo fim do terceiro século depois de Cristo.

Se tenha presente, também, que os romanos, já nos tempos do imperador Adriano (imperador desde o ano 117 até 138), pensavam que os cristãos adorassem o sol. Em realidade comentavam os usos litúrgicos cristãos que tinham se consolidado graças ao trabalho de São Justino (morto em Roma entre o ano 162 e o 168), que solidificou os temas fortes da teologia cristã (domingo, Eucaristia, Ressurreição, Natal, etc) usando o símbolismo do sol: nesta época se está na primeira metade do século II.

Concluindo, à luz de quanto dissemos creio que seja possível afirmar pelo menos duas coisas importantes: A primeira, que a festividade do Sol Invicto não era celebrada somente no dia 25 de dezembro – e que esta data foi imposta sobre outras somente depois da metado do IV século d.C.

A segunda, que no Ocidente esta festa pagã tem testemunhos documentais bem mais recentes do que a festa do Natal cristão, que como vimos são mais antigas.

Então: não nos nasce a legítima dúvida de que o ingresso da festa do Sol Invicto no calendário romano do III século depois de Cristo poderia corresponder à vontade por parte do establishment (poder) imperial de “ofuscar” a festa cristã, que era certamente celebrada em Roma no dia 25 de dezembro desde, pelo menos, setenta anos?

Enfim, esta nova hipótese seria probabilíssima se pensarmos ao clima de perseguição no qual a religião de Cristo teve que existir em quase todas as regiões do Império romano, desde suas origens até a vinda de Costantino (imperador desde o ano 306 até o 337 depois de Cristo) e ainda mais ainda diante das proposições do Concilio di Nicea (325 d.C.).

Texto traduzido do italiano:






quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Entender o jejum

O Jejum
Queremos refletir, neste breve artigo, sobre o valor do jejum para a espiritualidade cristã e para o aprofundamento da intimidade com o Senhor. Nossa reflexão será orientada por 8 questões fundamentais. Não queremos esgotar o assunto, pois a riqueza do tema é muito grande. Apresentamos apenas algumas linhas de orientação para que cada qual possa aprofundar o estudo desse magnífico meio de crescimento espiritual.

1. O que a Igreja fala sobre o Jejum?
A Igreja reconhece o valor e o significado profundo do jejum para a espiritualidade cristã. O quinto mandamento da Igreja nos orienta a “Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja” (Catecismo, 2043).
Entre os chamados Padres da Igreja, os primeiros teólogos das origens cristãs, Santo Agostinho reconhece o valor espiritual e moral do jejum: “a abstinência purifica a alma, eleva a mente, subordina a carne ao espírito, cria um coração humilde e contrito, espalha as nuvens da concupiscência, extingue o fogo da luxúria e acende a verdadeira luz da castidade” (Sermão sobre a oração e o jejum).
Em nosso tempo, a Igreja ainda recomenda a prática do jejum. O jejum é citado no Catecismo da Igreja Católica em 9 parágrafos específicos. Os parágrafos são: 575, 1387, 1430, 1434, 1438, 1755, 1969, 2043 e 2742. Síntese desse ensinamento é a mensagem de que os gestos exteriores (saco e cinzas, jejuns e mortificações) não devem ser vazios, mas devem ser acompanhados da conversão do coração ou da penitência interior: é por essa razão que o jejum é associado ao Sacramento da Penitência e da Reconciliação.
Além do jejum, a oração e a esmola aparecem como as principais formas de expressão da penitência interior. Assim, o jejum, a oração e a esmola representam a conversão em relação a si mesmo, a Deus e aos outros (Catecismo, 1434). Como afirmou o Papa Bento XVI, na homilia da celebração da Quarta-Feira de Cinzas, deste ano, “em relação harmoniosa com a oração, também o jejum e a esmola podem ser considerados lugares de aprendizagem e prática da esperança cristã”.
O Concílio Vaticano II assim nos ensina: “A penitência do tempo quaresmal não deve ser somente interna e individual, mas também externa e social. Fomente-se a prática penitencial de acordo com as possibilidades de nosso tempo, dos diversos países e da condição dos fiéis (...). Tenha-se como sagrado o jejum pascal que há de celebrar-se em todos os lugares na Sexta-feira da Paixão e Morte do Senhor e ainda estender-se segundo as circunstancias, ao Sábado Santo, para que deste modo cheguemos à alegria do Domingo da Ressurreição com ânimo elevado e grande entusiasmo” (Sacrosanctum Concilium, n. 110). Para o Papa Bento XVI, “jejuar significa aceitar um aspecto essencial da vida cristã. É necessário redescobrir também o aspecto corporal da fé, a abstinência do alimento é um desses aspectos” (Joseph Ratzinger, no livro A Fé em crise?).

2. Segundo a Bíblia o que Deus nos fala sobre o Jejum?
O Antigo Testamento é rico em passagens que revelam a prática do jejum associada à vida espiritual. Eis apenas alguns exemplos: Lv 16,29; Nm 29,7; 1Rs 21,9; Esd 8,21; Tb 12,8; Jl 1,14, 2Sm 12,16. No livro do Gênesis pode-se encontrar uma primeira referência ao jejum, ainda que indireta, na ordem de Deus: “Podes comer do fruto de todas as árvores, do jardim, mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem do mal, porque no dia em dele comeres, morrerás indubitavelmente” (Gn 2, 16-17).
Na cultura judaica, o jejum era cumprido rigorosamente, o que é atestado pelos constantes desencontros de Jesus com os fariseus a respeito do tema (Mc 2,18; Lc 5,33).
Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, depois do seu batismo (Mt 4,2). O jejum de Jesus precede o início da pregação de Jesus (Mt 4,17), a escolha dos primeiros discípulos (Mt 4, 18-22), as primeiras curas (Mt 4,23-25) e o sermão sobre as bem-aventuranças (Mt 5,1-12).
O jejum é necessário para o apostolado. Aumenta nossa intimidade com Deus Pai e potencializa nossa oração (Mt 17,14-20; Mc 9,29). Com efeito, Jesus declarou certa ocasião: ”quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum”.
O Livro de Atos registra os crentes jejuando antes de tomarem importantes decisões (Atos 13:4; 14:23).
São Paulo dá um sentido mais amplo ao jejum, inserindo-o nas práticas que nos ajudam a viver segundo o Espírito e não apenas segundo a carne: “Portanto irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8, 13-14).

3. Como preparar-se para praticar o Jejum?
O jejum é um sinal externo da conversão do coração. Portanto, sua preparação exige um profundo exame de consciência e uma atitude de contrição, de arrependimento de nossas fraquezas e um propósito firme de mudança de vida.
Pela boca do profeta Isaías, o Senhor revela o sentido da conversão que deve acompanhar o jejum: “Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo” (Is 58, 6).

4. Como praticar o Jejum?
O jejum deve estar associado a uma visão positiva da vida espiritual, o que impede que seja compreendido como uma pena ou sacrifício ruim. Deve, portanto, expressar a alegria, a fé e a esperança. É Jesus mesmo quem nos ensina a esse respeito: “Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. (...) Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava teu rosto Assim não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai, que vê no segredo” (Mt 6,16-18).

5. Quais os benefícios e efeitos do Jejum?
Os benefícios do jejum vão além da vida espiritual. Eles cobrem muitos aspectos da vida humana. Além do domínio dos vícios, o jejum enobrece a mente, auxilia alcançar as virtudes da sabedoria, da prudência e temperança, promove o bem-estar, recupera as perdas espirituais e nos prepara para a batalha do dia-a-dia da fé; por isto é eficaz em quatro áreas fundamentais.
a) Alimentar e física:
· Disciplina a forma desordenada e irregular de comer e o mau hábito de beliscar entre as refeições, fumar, tomar café, chás, doces lanches e refrigerantes, a todo instante;
· Elimina o reprovável desperdício e ensina a conhecer o valor nutritivo dos alimentos vegetais e animais e a importância dos produtos naturais, orgânicos;
· Torna o corpo mais saudável através do bom funcionamento do sistema digestivo e possibilita aumento a expectativa de vida.
b) Mental e psicológica:
· Mantém a mente descansada, mais aberta e sensível às coisas espirituais, atividades e à criatividade intelectual em diversas áreas;
· Aumenta a estabilidade mental e psicológica através do domínio das emoções, torna o corpo leve, ativo e incansável (a história demonstra que os filósofos pagãos, na Grécia antiga, para um melhor desempenho
intelectual, jejuavam espontaneamente antes de entrarem em debates públicos).
c) Moral e religiosa:
· Supera as dependências e apegos às coisas materiais supérfluas e amplia a consciência do ser;· Fortalece a vontade, renova a força moral e consolida os verdadeiros
valores e a fé;
· Estimula a partilha com generosidade e abrir o nosso coração à caridade, oferecendo aos necessitados, os que sofrem, aquilo que vem a sobrar em nossas despensas: “Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos” (Tb 12,8)
· Traz o domínio sobre a presunção, a indolência espiritual e moral e intensifica a genuína piedade.
d) Vida de fé:
· Prepara para uma intensa participação nos mistérios da Fé, nos Sacramentos, em particular da Penitência, ou Confissão, da Eucaristia e produz:
· Maior qualidade de vida interior, vida na graça e união íntima, real, natural, pessoal e constante com Deus;
· Docilidade e abertura às inspirações do Espírito Santo;
· Maior silêncio, busca da meditação, confiança e disposição para a adoração;
· Maior disponibilidade para servir, para a missão e para o próximo;
· Libertação a partir da renúncia à gula, luxúria, preguiça e demais pecados capitais;
· É uma poderosa arma contra as tentações do Inimigo;
· Portanto não deve ser visto como um dever, mas um direito que nos abre à Graça.

6. Quais os prejuízos quando não praticamos o Jejum?
O maior prejuízo, sem dúvida, é deixar-se levar pelas tendências humanas da “vida segundo a carne”, como nos ensina São Paulo (Rm 8). Não se trata de viver o dualismo corpo e espírito, muito enfatizado na Idade Média, que via como mal e pecaminoso tudo o que se relacionava ao corpo. Isso, de fato, é um exagero e não corresponde à doutrina cristã: Deus, que criou-nos também o corpo, “viu que tudo era bom” (Gn 1,31).

7. Qual a regularidade para praticar o Jejum?
O jejum não deve ser praticado em demasia e exagero, pois isso causa prejuízo ao corpo, constituindo-se nesse caso um mal e não um bem. É preciso bom senso e equilíbrio. No Código de Direito Canônico, a Igreja nos ensina que “os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da quaresma” (Cân. 1250). E ainda: “Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da conferência dos Bispos,em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na quarta feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Can. 1251).
Há também a orientação da Igreja para o jejum que prepara a participação na Eucaristia: “Quem vai receber a Santíssima Eucaristia abstenhase de qualquer comida ou bebida, excetuando-se somente água e remédio no espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão” (Can. 919).

8. Quem pode e quem deve praticar o Jejum?
Conforme o ensinamento da Igreja, no Código de Direito Canônico, “todos os fiéis, cada qual a seu modo, estão obrigados por lei divina a fazer penitência; mas, para que todos estejam unidos mediante certa observância comum da penitência, são prescritos dias penitenciais, em que os fiéis se dediquem de modo especial à oração, façam obras de piedade e caridade, renunciem a si mesmos, cumprindo ainda mais fielmente as próprias obrigações e observando principalmente o jejum e a abstinência, de acordo com os cânones seguintes” (Can. 1249).
A Igreja também ensina que “estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado catorze anos de idade; estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de idade até os sessenta anos começados. Todavia, os pastores de almas e os pais cuidem que sejam formados para o genuíno sentido da penitência também os que não estão obrigados à lei do jejum e da abstinência em razão da pouca idade” (Can. 1252).

Pe. Ednilson de Jesus, MIC
Reitor do Santuário da Divina Misericórdia (Curitiba)

Fonte:
http://fraternidadesaofranciscodeassis.blogspot.com/2010/10/o-valor-do-jejum-para-espiritualidade.html#more

visite o site e veja outros artigos