Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O que você precisa saber sobre as intenções de Missa.



Toda celebração eucarística, ou seja, a santa missa é um ato trinitário.

A cada missa que celebramos nós fazemos um ato de ação de graças ao Pai, por causa de seu Filho, Jesus Cristo, na força do Espírito Santo. Desta maneira, cada celebração eucarística é dirigida inteiramente à SantíssimaTrindade.

A missa tem um valor tão grande que não pode ser medido. Por isso, nela cabem todas as intenções que queiramos colocar. Em cada missa nós podemos rezar pelas mais variadas situações de nossas vidas: seja agradecendo a Deus por graças que alcançamos, seja pedindo uma graça para nós ou para outras pessoas, seja rezandopor pessoas vivas, seja pelos nossos mortos.

Mas por que isto? Porque tudo é graça, tudo é dom, fruto da bondade e do amor de Deus para conosco. Quando participamos de uma celebração eucarística, no silencio do nosso coração, podemos colocar quantas intenções quisermos.

Porém, há momentos em que queremos partilhar essas intenções com a comunidade. Por isso, colocamos as intenções em público na missa. Aqui começa o problema: nem sempre é possível colocar a intenção que queremos naquela missa ou não se pode colocar aquela intenção específica.

Todos os domingos e nas festas de guarda os Bispos diocesanos e os párocos têm obrigação da missa “pro populo”. O que é essa missa? O nome já diz: é uma missa pelo povo, é por todo o povo mesmo, que reside na diocese ou na paróquia, sem distinção de fé ou religião.

Inclusive, é pelos que não têm ninguém que reze por eles. Por isso que, nas missas“pro populo” não é possível colocar intenções particulares.

Em nossa paróquia a missa "pro populo" será sempre celebrada aos domingos às 7h.

Outro problema aparece quando as pessoas querem colocar determinadas intenções. Não se pode colocar intenções dirigidas a Deus Pai (está na moda colocar intenção dirigida ao “Pai Eterno”), a Jesus Cristo e ao Espírito Santo, o que se pode é marcar missa pelo Sagrado Coração de Jesus.

Já vimos no início deste texto: toda missa já é uma ação de graças às três Pessoas da SantíssimaTrindade. Podemos colocar intenções dirigidas à Virgem Maria, ao demais Santos e Beatos reconhecidos pela Igreja e aos santos Anjos.

Também podemos oferecer nossa intençãopelos fiéis defuntos, principalmente pelas almas do purgatório. Assim, espero ter esclarecido o assunto e que os fiéis compreendam, quando quiserem colocar determinadas intenções nas missas, que nem sempre será possível.

(adaptado de > http://batataisonline.com.br/lercoluna/1234/o-que-voce-precisa-saber-sobre-as-intencoes-de-missa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário