Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Chave da Leitura Orante - abril


PRODE
Projeto Diocesano de Evangelização
LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA – ABRIL - 2012


Chave de Leitura de Js 24,14-28

1.     Esta Leitura Orante deve ser realizada após a Páscoa. O texto é a continuação da Leitura Orante que foi feita antes da Quaresma. Alguém da equipe responsável pela preparação, no comentário inicial, deverá, pois, primeiramente, recordar o trecho anterior e recordar algumas reflexões que foram feitas.

2.      Ainda neste início pode pedir para algumas pessoas do grupo se manifestarem sobre aquilo que ficou marcado da última Leitura Orante. Depois desse momento, então, se faz o canto inicial, a invocação ao Espírito Santo, o comentário próprio desta Leitura Orante etc.

3.     O texto desta Leitura Orante é uma espécie de “Liturgia da Aliança” que Josué realizou com o povo em Siquém, antes de efetivamente tomar posse da Terra Prometida. É importante notar como que Josué, ao invés de incentivar o povo à Aliança, quase que pede para o povo desistir. Na realidade isso é um artifício para que o povo esteja ciente do grande compromisso que está assumindo diante de Deus. O povo tem que acolher a Deus como único Senhor. Não pode mais adorar outros deuses. Notem que a expressão “lançai fora os deuses” aparece duas vezes, no início e no fim do ritual da aliança. Isso mostra que não é apenas um momento de ritual, mas algo feito na liturgia e que deve refletir na vida também.

4.     Na última Leitura Orante já vimos quais são estes outros deuses e ídolos para nós, hoje. Trata-se da idolatria: um deus que serve para me satisfazer. O nosso mundo também tem seus deuses: ter (dinheiro, posses, luxo...) poder (status, dominar sobre a vida dos outros e da sociedade...) prazer (sexo, droga, comida, diversão...). O ídolo nos escraviza. Nós ficamos dependentes dele e por  momentos de satisfação “veemos” a nossa liberdade e felicidade.

5.     Há poucos dias, na Vigília Pascal, vivemos um momento semelhante a esta Assembleia de Siquém. Fizemos uma tríplice renúncia ao demônio (= falsidade, ídolos, enganos...) e confirmamos a nossa fé, respondendo forte com velas acesas na mão, dizendo CREIO. Renovar o batismo na Vigília Pascal é renovar a força da Aliança que Deus fez conosco no seu Filho Jesus Cristo.

6.     No dia 01 de maio a nossa diocese estará em Assembleia. É a Assembleia diocesana de Pastoral. Nesta Assembleia queremos incrementar as prioridades que já temos para aprimorar o nosso trabalho evangelizador. Que nos grupos, esta Leitura Orante, sirva também para rezar pela próxima Assembleia diocesana de Pastoral.  Para a eficácia do anúncio de Jesus Cristo é preciso que todos nós sirvamos exclusivamente ao Senhor. Cada um pessoalmente deve estar consciente quais os deuses estrangeiros que deve lançar fora da sua vida. Não somente deve se pensar nisso individualmente. Quando nos colocamos na Assembleia diocesana de Pastoral, somos a Igreja de Jesus Cristo que se lança na obra evangelizadora.  Temos que ter a coragem de reconhecer também quais são os deus estrangeiros que devemos lançar fora da Igreja, da nossa vida de comunidade que estão impedindo de servirmos e seguirmos totalmente e exclusivame a Jesus Cristo. Que digamos como Josué: “eu  e minha casa serviremos ao Senhor.” 

7.     A partilha, como sempre, fica livre para as pessoas disserem o que acharem melhor. É o momento em que Deus nos fala através dos irmãos. Entretanto, uma pergunta pode ajudar  na partilha: “O que significa hoje para você e para a comunidade ‘lançai fora, pois, os deuses estrangeiros que estão no meio de vós...”?

8.     Após o momento de oração individual alguém proclama o salmo 49 (50), que começa com as palavras “Fala o Senhor, o Deus dos deuses...” Após cada estrofe do salmo, se repetirá o refrão:

Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Longe de nós abandonarmos o nosso  Deus.
Ao Senhor nosso Deus serviremos e à sua voz obedeceremos.

9.     Após a proclamação do salmo com o seu refrão, pode-se cantar um canto.

10. No momento do compromisso, em silêncio, o que estiver coordenando a Leitura Orante, convida as pessoas, para que no íntimo do seu coração, faça um momento de renúncia diante do Senhor, lançando fora os deuses estrangeiros aos quais tem servido entregando toda sua vida ao seguimento de Jesus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário