Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Chave de Leitura - Maio


PRODE
Projeto Diocesano de Evangelização
LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA – MAIO - 2012
 
(para ser realizada antes da Semana da Unidade)
Chave de Leitura de  Mt 28,1-15


1. Estamos vivendo o Tempo Pascal, já nos preparando para a Solenidade de Pentecostes, quando, em nossa diocese, daremos início ás comemorações dos 40 anos da sua criação. O núcleo da nossa fé, que nos mantém firmes na caminhada, é acreditarmos que Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou para nos dar vida nova. N’Ele está toda a nossa alegria e força para os combates que temos de enfrentar e a realidade que temos para transformar na Graça do seu Espírito. “Ele está no meio de nós!” é o que dizemos várias vezes em nossas celebrações.  Esta é a razão de continuarmos firmes na missão, pois não seguimos simplesmente as ideias e gestos de alguém que foi muito bom e morreu. Somos discípulos d’Aquele que a morte não pode deter, pois seu amor foi e é mais forte do que a morte. Somos discípulos d’Aquele que voltou do cemitério, vivo, não como um fantasma. Ele voltou “em carne e osso”. Vencendo a morte, Ele também venceu a nossa morte. N’Ele a nossa morte foi vencida. Professamos no Símbolo da fé: “Ressuscitou ao terceiro dia” e “creio na ressurreição da carne e na vida eterna”.  Sim, cremos na ressurreição da carne e na vida eterna, pois cremos que a vitória do Cristo é nossa. O poder da sua ressurreição dará vida aos nossos corpos mortais.

2. O texto da nossa Leitura Orante desta vez é um dos relatos da ressurreição. Jesus ressuscitado sempre aparece dizendo para não ter medo de nada, pois Ele agora é vencedor. Nós não vimos, como os apóstolos, o Cristo ressuscitado. No entanto, este anúncio que ecoa no mundo há mais de 20 séculos tem a força de fazer-nos experimentar no coração e na vida a força e a atualidade desta ressurreição. Tantas testemunhas da fé ao longo destes séculos nos testemunham que Ele está vivo. Homens e mulheres deram sua vida num gesto profundo de amor, pois  se deixaram imbuir por este amor vitorioso de Jesus. Homens e mulheres transformaram realidades acreditando que “Ele está no meio de nós”, pois Ele mesmo disse: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,20). Nós também, em 2012, fortificados nesta fé podemos também transformar tantas coisas no poder da ressurreição do Senhor Jesus.

3. É verdade: tantas coisas nos fazem sentir medo, mesmo acreditando que Jesus está ressuscitado. Muitas vezes este medo é porque procuramos entre as coisas que geram a morte quem está vivo, o Cristo. Todas as vezes que fomos buscar felicidade em coisas que geram a morte (o pecado), estamos procurando Cristo (que é felicidade) entre os mortos e nos enchemos de medo.

4. Assim como inventaram mentiras e artimanhas para negar a ressurreição de Jesus, no tempo da sua morte e ressurreição, assim também ao longo dos séculos tantas doutrinas mentirosas apareceram negando esta verdade da nossa fé. Se analisarmos bem estas falsas doutrinas perceberemos que elas geraram angústia e medo nas pessoas e na sociedade. Algumas chegaram a criar religiões movidas pelo medo. O Deus-Amor anunciado por Jesus desaparece e aparece um Deus que incute o medo.

5. Esta Leitura Orante quer ser um momento de oração e reflexão que leve os irmãos e irmãs a renovarem a fé e a esperança na presença do Cristo ressuscitado no meio de nós. Deve ser um momento muito especial nas comunidades e setores. Se não acreditamos na ressurreição de Cristo e na nossa ressurreição... onde se fundamenta a nossa esperança? De que serve a nossa vivência “religiosa”?

6. No momento da “Partilha”, além do que as pessoas se sentirem inspiradas a dizer, devem responder a duas perguntas:
      
a) Quando você experimentou a força do Cristo ressuscitado na sua vida?

b) Quais são as ideias, falsas doutrinas, que querem hoje fazer desacreditar no Cristo vivo e ressuscitado e que ensinam que não existe ressurreição dos mortos? Já tentaram alguma vez fazer com que não acreditasse mais no Cristo ressuscitado e na ressurreição dos mortos? Conte como foi.

7. Para o momento após as preces, a equipe de preparação escolha um canto que fale fortemente da ressurreição de Jesus e que expresse a fé na vida eterna.

8. No último momento da Leitura Orante, quando em silêncio se assume o compromisso com a Palavra, que cada um coloque diante de Deus as pessoas que conhece, que encontram dificuldades em acreditar na ressurreição de Cristo e na ressurreição da carne.

9.  Como indicação para leitura orante individual em casa, seja dada a seguinte citação: 1Cor 15, 1-58. Evidentemente que não se leia tudo de uma vez, mas por vários dias é possível rezar com este texto.

10. É o Espírito Santo, Espírito do Cristo ressuscitado, que presente em nós nos dá a esperança e a certeza da ressurreição. Anime as pessoas para que venham aos encontros da Semana da Unidade, à Vigília de Pentecostes e à Missa da Unidade, em Barretos, na Solenidade de Pentecostes, domingo dia 27 de maio, às 17h, na igreja S. Benedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário