Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DÍZIMO

com João Elias


DÍZIMO - FONTE DE BÊNÇÃOS

O dízimo é uma grande fonte de bênçãos para o dizimista, para sua família e para a vida da comunidade paroquial.
Por desconhecer biblicamente o dízimo, muitos católicos resistem a este gesto concreto de fidelidade a Deus. Todas as vezes em que preferimos opinar sobre as coisas de Deus com uma avaliação meramente humana, nos distanciando dos critérios bíblicos, corremos o risco de neutralizar o aspecto espiritual.

O DIZIMISTA É O PRIMEIRO BENEFICIÁRIO DA FIDELIDADE A DEUS!

De uma vez por todas, o dízimo não é invenção da Igreja. Portanto, não é um pedido de socorro financeiro dos padres. O dízimo é bíblico, é uma orientação de Deus, É dever de todo cristão seguir fielmente, colocar em prática a Lei de Deus. Vejamos esta orientação em Dt 6,25: “Seremos, pois, tidos por justos, se tivermos cuidado de nos conformar a toda esta lei diante do Senhor, nosso Deus, como ele no-lo mandou”. A Lei é para ser cumprida. Isso vale para as orientações bíblicas, na ordem espiritual, como também na ordem temporal.
Quando falamos do dízimo como “Fonte de bençãos” é preciso uma observação. Algumas pessoas reduzem o dízimo a uma mera relação com o dinheiro e, portanto, uma oportunidade de receber de uma bênção especial sobre todos os seus bens.






Não! É preciso estabelecer que o dízimo é muito mais do que uma relação com o dinheiro.






Torna-se dizimista com a intenção de receber de Deus algo em troca, uma Bênção e proteção nas questões materiais é, no mínimo, desqualificar o dízimo, neutralizando o loda espiritual e ascentuando a negociação: “eu dou, logo recebo”.





Visão pequena e mercantilista sobre o dízimo.





A bênção de Deus é plena em nossas vidas, envolvendo-nos por completo
Dízimo é um sinal de compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres. Jesus, na sua bondade infinita, instituiu a sua Igreja, para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar.
E para que ela possa desempenhar a sua vocação evangelizadora no mundo, necessita de recursos materiais e esses recursos devem provir de nós, seus filhos, que somos e formamos a Igreja viva de Cristo aqui na terra. Com o dízimo você ajuda a transformar a Igreja para que ela seja cada vez mais unida e fraterna, a fim de que possa cumprir sua missão evangelizadora como Jesus a quer.
O Dízimo tem uma forte dinâmica evangelizadora. O cristão que oferece livre e responsavelmente seu Dízimo, aprende a se tornar verdadeiro ser humano, numa relação de fé e de confiança em Deus, de partilha e de solidariedade com os irmãos e irmãs, de respeito aos bens da criação e de cultivo de sua interioridade.

Oração do dizimista
Senhor!
Fazei que eu seja um dizimista consciente, que cada dízimo que eu der, seja um verdadeiro agradecimento, um ato de amor, o reconhecimento de tua bondade para comigo. Sei que tudo que tenho de bom vem de ti: paz, saúde, amor, prosperidade, bens... Ajudai-me a dar com liberdade e justiça. Tirai todo o egoísmo e individualismo do meu coração. Que possa amar cada vez mais o meu irmão. Quero ser instrumento de paz e amor em tuas mãos! Que o meu dízimo seja agradável a ti, Senhor!
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário