Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Projeto Restaurando Vidas - RECICLAGEM DE ÓLEO

FATOR AMBIENTAL / SOCIAL

Um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de um ser humano por 14 anos. Ao ser jogado no ralo da pia, provoca o entupimento das tubulações e contribui para a proliferação de ratos, baratas e insetos na rede de esgoto.

O óleo de cozinha, que muitas vezes vai para o ralo da pia acaba chegando ao oceano pelas redes de esgoto. Em contato cm a água do mar, esse resíduo líquido, passa por reações químicas e da sua decomposição resulta a emissão de gás metano que é um dos vilões do aquecimento global.

E também provoca nos rios a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes, fato que contribui para o agravamento das enchentes.

CONSERVAÇÃO E ARMAZENAGEM

Periodicamente, haverá a coleta do óleo já utilizado, não havendo nenhuma necessidade maior, bastando apenas armazená-lo em recipientes (garrafas PET ou outros) e destiná-los a algum ponto de coleta previamente estabelecido.

Um ponto muito importante para uma ideal armazenagem do óleo é não deixar contato com água, pois ela acelera o processo natural de decomposição e com isso aumente a acidez e a umidade do mesmo, por isso o recipiente deve estar devidamente tampado e isolado de água.

OBJETIVOS

O projeto da Coleta foi criado com o objetivo de reciclar óleos vegetais usados, e assim colaborar para evitar que estes resíduos de óleo e gorduras, usados em frituras alimentares, etc., sejam descartados no meio ambiente e com isso consequentemente garantir um destino ecológico e produtivo.

Com essa atitude, além de preservarmos a natureza estaremos contribuindo com a construção da primeira casa de recuperação para dependentes químicos em Olímpia, um serviço de grande necessidade e urgência para nossa cidade "Comunidade Terapêutica Renascer" no Bairro Rural Santa Cruz.

PONTO-DE-COLETA


- Educandário

- Salão Paroquial FENOSSA

- Casa de Apoio Renascer

- C.R.A.S Santa Efigênia e Vila São José

- Salão Comunitário São Francisco de Assis, Cohab II

- Piso Nobre

- Centro Comunitário Santa Rita

- Casa da Eletrecidade

- Convento São Boaventura

- ou ligue 8126-1058 para saber o ponto de coleta mais próximo de você!

UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA E NECESSIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário