Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Chave de Leitura - MAIO





LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA
MAIO DE 2011¹

Chave de Leitura de At 22,3-21

1. O Espírito de Cristo ressuscitado renova a face da terra, renova e restaura as pessoas. Dentro deste Tempo pascal que estamos vivendo, continuaremos a refletir na Leitura Orante sobre a nossa condição de discípulos-missionários de Jesus Cristo. Esta perspectiva da Leitura Orante deste ano tem que ser bem frisada nas comunidades e setores. É bom recordar – após este tempo sem Leitura Orante – os passos que devem ser observados e a necessidade do clima de silêncio para que seja realmente um momento de oração.
2. Esta primeira Leitura Orante de maio nos apresenta a vocação do apóstolo Paulo. É importante salientar que neste trecho bíblico é o próprio Paulo que fala da sua experiência vocacional.
a) Em primeiro lugar ele fala de quem ele era e do que estava convencido em sua vida.
b) Fala, então, do seu encontro com Jesus no caminho de Damasco que o fez mudar totalmente de perspectiva.
c) Fala da presença de Ananias que devolve-lhe a visão e lhe fala do chamado de Deus na sua vida.
d) Fala da missão que recebeu de ir pregar aos pagãos, em terras distantes.

3. Estes 4 aspectos citados acima podem iluminar os irmãos no momento da partilha. O discípulo de Jesus sabe da ação dele na sua vida e tem a própria história iluminada pela presença de Jesus. As perguntas abaixo não devem ser impostas para que as pessoas respondam. Pode ser que muitas pessoas ainda não tenham claro o seu caminho como discípulo de Jesus. Não forcem as pessoas a responder estas perguntas.Elas estão aí como orientação. É evidente quem tiver claridade para responder estas perguntas, vai ser um dom para o grupo, pois elas, na realidade, têm consciência de serem discípulas de Jesus.
a) Quem era você antes de ter-se encontrado fortemente com Jesus? O que pensava? O que desejava na sua vida?
b) Quando foi ou foram os seus momentos de forte encontro com Jesus? O que estes momentos trouxeram de novo para sua vida? O que mudou na sua mentalidade?
c) Quem foi ou foram o ou os Ananias da sua vida?
d) Você, hoje, sente algum chamado especial e especifico de Deus na sua vida para a missão na Igreja?
4. Para concluir o momento da oração a equipe responsável pela preparação da Leitura Orante escolha um canto vocacional ou reze o salmo 139 (138) “Senhor, tu me sondas e conheces...”
5. Algumas citações para que os irmãos possam fazer a Leitura Orante em casa:
a) At 9,1-8
b) At 26,9-18
c) Gl 1,11-23
PRODE
Projeto Diocesano de Evangelização



_________________________
LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA
MAIO DE 2011²

Chave de Leitura de Lc 1,26-37

1. Diz o Documento de Aparecida no número 266: “A máxima realização da existência cristã como viver trinitário de “filhos no Filho” nos é dada na Virgem Maria que, através da sua fé (LC 1,45) e obediência à vontade de Deus (Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor. (...) com sua fé Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos. Sua figura de mulher livre e forte, emerge do evangelho conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo.

2. A segunda Leitura Orante deste mês é sobre esta discípula missionária por excelência, a Virgem Maria. Ó trecho é muito conhecido. Entretanto, convém recordar às pessoas a realidade sócio-religiosa do ambiente da Virgem Maria. José e Maria já possuíam uma situação de verdadeiramente casados. Ela, Maria, aparecer grávida, significava um adultério. As mulheres adúlteras eram apedrejadas. Por este motivo, José, justo, conforme o evangelista Mateus, não quis denunciar Maria. Logicamente quando Maria diz seu sim a Deus, ela sabia da situação que deveria enfrentar.
3. É preciso animar as pessoas do grupo a rezar, tendo diante de si esta figura da obediência da fé de Maria. É preciso questionar as pessoas, pois ser discípulo de Jesus não quer dizer que tudo irá correr ás mil maravilhas. Ser discípulo é arriscar-se para que o novo aconteça.
4. Evidentemente, como conclusão do momento de oração, pode-se cantar algum canto sobre Nossa Senhora.
5. Outras leituras como indicações para a Leitura Orante em casa, em particular:
a) Lc 1,39-45
b) Lc 2, 33-35
c) Lc 2,41-52
d) Jo 2, 1-12
e) Jo 19, 16-27
f) Mt 12,46-50
g) Lc 11,27-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário