Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA - AGOSTO DE 2011¹



Chave de leitura: Mt 16, 24-28
1. A Lectio Divina ao longo do ano nos vem conscientizando do chamado de Jesus Cristo ao seu discipulado. Discípulo fiel é aquele que segue o Mestre, aprende com Ele e se demonstra disposto a transmitir seu aprendizado ao seu próximo.
2. Neste mês de agosto, mês vocacional, vamos refletir sobre a vocação à vida, mas não uma vida qualquer, e sim a uma vida digna, vida de doação ao próximo, vida de oração. Refletiremos sobre a vocação à vida de cristão batizado, que dá testemunho de fé, para que todos “tenham vida e vida em abundância” (cf. Jo 10, 10).
3. No texto veremos alguns pontos essenciais:
a) Jesus nos convida ao despojamento da vida presente para que, possamos merecer a vida eterna. b) O Senhor nos leva a refletir sobre o confrontar o egoísmo que nos faz desistir do Autor da vida.
c) O verdadeiro discípulo tem a atitude de estar aberto aos ensinamentos de Jesus Cristo e seu agir deve ser fruto da doação total de si mesmo.
4. Para nos auxiliar na meditação, alguns questionamentos:
4.1. Como está meu seguimento da pessoa de Jesus Cristo?
2. A quem ou a que prendo minha vida?
2.1. Estou disposto a renúncias para bem poder vivenciar meu discipulado?
3. O que é a vida para mim?
3.1. Qual a minha compreensão?
3.2. Eu optei pela vida proposta por Jesus Cristo?
4. O que tenho feito em defesa da vida?
4.1. No âmbito da fé?
4.2. No âmbito da política?
4.3. No âmbito da comunidade?
4.4. No âmbito familiar?
5. Como estou me preparando para a Segunda vinda Gloriosa de Jesus?
5.1. É uma preparação verdadeira?
5.2. É uma preparação aberto aos desígnios de Deus?
6. Pouco antes do momento de oração, o presidente da reunião conduza para que todos partilhem de suas experiências – sobre o que foi refletido nessa Lectio Divina – a fim de edificar o grupo, exortando-os a testemunhar sua fé em Jesus Cristo também a toda comunidade – e não só dentro do grupo. E se valendo dessas experiências, conduza a oração acolhendo aos anseios de cada integrante da reunião, deixando um período livre para que todos participem com sua prece espontânea.
7. Como oração final faça-se todos juntos (ou de outra forma, se preferirem) a oração do Salmo 62, que nos diz: “Só de Deus vem a esperança”.
7.1. O presidente conduza a oração final para a esperança na vida nova oferecida por Jesus Cristo.
8. Antes da despedida, faça-se a proposta de incentivo à oração da Leitura Orante em casa, com o seguinte texto bíblico: Mt 7, 21-27.
------------------------------------------------------------------
Chave de leitura: Jo 15, 9-17
1. Continuando nossa reflexão sobre a vocação à vida, nessa Lectio Divina meditaremos sobre o amor de Deus por nós. Amor esse que nos dá vida, pois como nos diz o texto Sagrado: “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca.” (Jo 15, 16)
2. Como vemos, somos escolhidos pelo Senhor da vida não para que nos acomodemos, mas sim, para que nossa vida produza frutos, ou seja, para que anunciemos o Santo Evangelho a nossos irmãos e irmãs.
3. Como auxílio para a meditação:
a) Em que consiste o amor de Deus por nós? Ele exige algo em troca?
b) Minha resposta a esse amor tem sido fiel? Sou sincero com Deus?
c) Tenho produzido frutos para a maior glória de Deus? Minha vida tem sido um fiel testemunho do amor de Deus aos homens?
4. Na oração, aquele (a) que coordena a reunião, busque a harmonia na oração evitando que alguns louvem, outros peçam a intercessão dos santos, que todos neste momento tenham como principal atenção a pessoa de Jesus Cristo como modelo de doação de vida e de amor ao próximo.
5. Após a oração faça-se uma breve instante de silêncio, e após uma partilha visando um compromisso maior com o discipulado de Jesus Cristo. Como auxílio temos:
5.1. Como me vejo a partir dessa Lectio Divina?
5.2. Estou aberto (a) ao Espírito Santo, para que Ele me dê um novo impulso na caminhada?
5.3. Estou disposto (a) a ser discípulo e missionário de Jesus Cristo, anunciando o amor de Deus com minha vida?
6. Como oração final rezemos o Salmo 118 (119), 5-12: “Tua Palavra é lâmpada para meus passos”.
7. Como sugestão de Leitura Orante para ser feita em casa: Jo 10, 1-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário