Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA - JULHO DE 2011

Chave de Leitura de Mt 10,17-33

1. Continuaremos neste mês de julho a temática do discípulo missionário com enfoque especial na missão. Devemos sempre nos lembrar que ser discípulo e missionário são duas faces da mesma moeda. Não se pode ser discípulo sem ser missionário e não se pode ser missionário sem a vivência do discipulado.

2. O texto desta Leitura Orante é muito forte, pois fala de uma situação que torna autêntica a missão do discípulo de Jesus: A PERSEGUIÇÃO. Podemos praticamente dizer que se somos perseguidos por causa do nosso seguimento e anúncio de Jesus, estamos sendo verdadeiros missionários. Vimos no mês passado que o Senhor nos envia “como ovelhas no meio de lobos.”

3. Notem que neste texto Jesus não fala da perseguição como uma possibilidade na missão, mas que faz parte dela. Entretanto, é preciso também deixar claro, que Jesus afirma que mesmo na derrota aparente, o discípulo é sempre vitoriosoà versículos 19-20. 31. 32. Estes versículos fazem eco à conclusão do evangelho de Mateus: Mt 28,20.

4. Que os irmãos e irmãs no momento de fazerem a partilha, partilhem as experiências concretas de como se sentem perseguidos por causa da Palavra. Será também uma vitória de Deus se conseguirem falar dos momentos em que fraquejaram por causa da perseguição. Isso é vitória porque a Palavra de Deus sempre nos coloca em caminhada de conversão.

5. É evidente que Deus nos chama a ser discípulos e missionários de seu Filho Jesus Cristo, não para sermos simplesmente perseguidos, mas para que a sua salvação chegue às pessoas. Portanto, que não se deixe de partilhar também os fatos concretos, onde algum irmão ou irmã, perseverando na perseguição, viu a obra da salvação de Deus realizar-se na vida das pessoas e na sociedade.

6. O esquema desta Leitura Orante é normal, com os momentos de cantos e orações.

-----------------------------------------------------------------------
LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA - JULHO DE 2011²

Chave de Leitura de Mt 10, 34-42
1. Esta Leitura Orante aborda a conclusão do Discurso Apostólico ou Missionário do evangelho de Mateus. Nunca é demais lembrar que discípulo e missionário são duas faces da mesma moeda. O anúncio de Jesus não tem como objetivo provocar discórdias. Contudo, as discórdias necessariamente aparecem, pois o discípulo missionário tem de fazer escolhas exigentes e radicais.

2. As escolhas exigentes e radicais começam já no seio de nossas próprias famílias. É neste sentido que aparece a figura da espada da divisão do v. 34 e a necessidade de colocarmos as exigências de Jesus acima até mesmo dos nossos legítimos afetos familiares e também dos nossos programas pessoais de vida, pois “aquele que ganha a sua vida, a perderá, mas quem perde a sua vida por causa de mim, a ganhará.” (v. 39)

3. Convém notar que os termos “profeta” e “justo” que aparecem no versículo 42, indicam o discípulo missionário.

4. Para a partilha pode-se pedir aos irmãos e irmãs que contem as experiências que tiveram em suas próprias famílias quando alguma vez tiveram que ser radicais por causa do evangelho. Isso é uma sugestão. Deixem sempre as pessoas livres para dizerem o que a Palavra lhes tem falado.

5. Após o momento da ORAÇÃO, pode-se cantar o canto “alma missionária”, que parece que a maioria das comunidades conhece.

6. Sugestões para a Leitura Orante individual que as pessoas podem fazer em casa: Lc 14, 25-35; 2Cor 4,1-12. Para entender melhor as tribulações por causa das exigências do evangelho e da radicalidade do discípulo missionário, vejamos o exemplo de Paulo: 2 Cor capítulos 10.11.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário