Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Exegese: o estudo das escrituras

No mês da Bíblia, nos deparamos com o termo "exegese", aqui uma explicação:

A Exegese (do grego: exegeomai, exegesis; sentido literário extrair, externar, expor, conduzir ou guiar à correta interpretação ou leitura de determinado texto) é uma ciência literária que, no caso específico da Teologia, procura ajudar na compreensão correta do sentido do texto em sua extensão e profundidade.

Em princípio ela não se difere da hermenêutica, mas no seu ofício prático o exegeta vai trabalhar com essa ferramenta adicionando o estudo do texto bíblico em sua língua original. Procura esclarecer o sentido correto das expressões de maneira que a interpretação (hermenêutica) se aproxime o tanto quanto possível do seu significado real. Esclarece a historicidade e a correspondência entre o texto bíblico redigido e a mensagem de Jesus (no que tange ao fato de quando se possa identificar essa mensagem no contexto do NT), isto é, quando o texto expressa a vivência e expectativas da comunidade primitiva, ou, no caso do AT, a posição histórica de tal livro no âmbito da comunidade israelita, no que concerne ao momento histórico em que foi redigido, historicidade, correlação com outros livros do cânon. E finalmente à tradução e comparação aproximativa entre o texto original e as traduções subseqüentes em especial a Septuaginta (século II), sempre procurando a reconstituição mais fiel possível do texto originalmente redigido. O trabalho do exegeta fundamenta-se obrigatoriamente na pesquisa baseada nas fontes originais tanto do AT quanto do NT, isto é, os Manuscritos do Mar Morto (séculos III a II a.C), o Texto Massorético (séc. IX a XI) e os códices neo-testamentários, especialmente o Sinaítico (séc.III-IV).

Desse modo, a Exegese é uma ciência que usa como ferramentas a pesquisa histórica propriamente dita, a Hermenêutica e também a Filologia, a fim de acompanhar mais detidamente a evolução dos padrões lingüísticos dos idiomas bíblicos para, desse modo, atestar com maior probabilidade das relações do texto canônico com o lugar vivencial em que foram escritos e a sua datação cronológica.

Nesse sentido, a Exegese faz o que, em Teologia pode ser definitido como a crítica da Bíblia, isto é, o exame minucioso de cada livro no sentido de reconstituir sua história e estabelecer sua autenticidade feita com rigor inteiramente isento e científico.

A Exegese, como ciência, surgiu de fato no século III por meio da extensa obra de Orígenes (180 - 254) que com sua escola, primeiramente instalada em Alexandria e depois em Cesaréia, iniciou um minucioso trabalho de crítica textual de toda a Bíblia. Mas tamanha a pesquisa que Orígenes empreendeu na investigação das Sagradas Escrituras, que também estudou a língua hebraica e aquelas obas originais escritas em Hebraico que estavam nas mãos dos judeus, que obteve para si. Também investigou as edições de outros que, além dos Setenta (Septuaginta) haviam publicado traduçõs das Escrituras e algumas diferentes das bem conhecidas traduções de Áquila, Símaco e Teodósio, as quais procurou e rasteou, não sei de que antigos esconderijos em que estavam escondidas desde remotos tempos, trazendo-as à luz (CESARÉIA Eusébio. História Eclesiástica, 6. 16). Infelizmente a sua exegese alegórica acabou comprometendo grande parte da pesquisa que no século IV obteve um notável incremento com a obra de Jerônimo (354 - 420) que, além do minucioso trabalho de tradução do texto bíblico para o latim (Vulgata) empreendeu um aprofundado estudo exegético dos livros sagrados e embora fosse mais severo em relação à interpretação alegórica origenista, acabou também por aceitar à concepção de Orígenes sobre o significado espiritual para explicar os antropomorfismos e outras passagens intrincadas da Escritura.

Na cidade de Antioquia da Síria, desenvolveu-se também a partir do século IV uma poderosa escola de estudo da Escritura onde talvez o nome mais destacado tenha sido o de Teodoro de Mopsuestia (350 - 428) e que contribuiu decisivamente para o sepultamento da alegoria como ferramenta hermenêutica e exegética de interpretação da Escritura, em favor de uma leitura tipológica do texto, buscando sua significação na correta compreensão do texto no seu entendimento literal. É com a escola antioquena que começa de fato a Exegese no sentido moderno do termo.

Leia mais sobre a exegese em:
http://comunidadewesleyana.blogspot.com/2009/12/dicionario-teologico_18.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário