Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sobre os irmãos de sangue que Jesus nunca teve e que alguns desinformados dizem ser os filhos da mãe de Jesus...



Eis que a Virgem conceberá, e dará à luz UM FILHO, e lhe chamará Emanuel”. (Is. 7,14)

No evangelho segundo são Mateus (13,55-56) encontramos:
“Não é ele o filho do carpinteiro? Não é sua mãe aquela a quem chamam Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão entre nós todas as suas irmãs?

A) A palavra IRMÃO na Bíblia tem 11 significados:

1. IRMÃOS VERDADEIROS: filhos do mesmo pai e da mesma mãe, ou filhos só do mesmo pai, ou filhos só da mesma mãe (Gênesis 27,6; Juízes 8,19).~

2. SOBRINHOS E TIOS: Filhos de Taré, Abraão e Arão são irmãos verdadeiros (Gênesis 11,27-28; 11,31). Lot é o sobrinho de Abraão, filho de Arão. Batuel é pai de Labão e Rebeca. Jacó é filho de Rebeca (Genesis 24,29; 28, 2; 29,15). Diz o texto de Gênesis 12,5: “Abraão tomou Lot, filho do seu irmão”. Pouco adiante, em Gênesis 13,8, Abraão disse a Lot: “Não haja discórdia entre mim e ti, pois somos irmãos”. Caso semelhante temos com Labão, tio de Jacó em Gênesis 24,29; 28,2; 29,15.

3. PRIMOS: Eleazar e Cis eram irmãos, filhos de Mooli. As filhas de Eleazar e os filhos de Cis eram primos entre si. No entanto, a Bíblia diz: “As filhas de Eleazar casaram-se com os filhos de Cis, seus irmãos” (1 Crônicas 23, 21-22).

4. PRIMOS-SEGUNDOS: Aarão (irmão de Moisés), foi pai de 2 filhos: Nadab e Abiú. O tio de Aarão (Oziel) foi pai também de 2 filhos: Misael e Elisafon. Portanto, Nadab e Abiú em relação a Misael e Elisafon eram primos-segundos (Levítico 10,1-4; Exodo 6,18; 6,22-23). No entanto, Moisés, tio de Nadab e Abiú, diz a Misael e Elisafon: “Levai vossos irmãos (Nadab e Abiú) para longe do santuário” (Levítico 10, 1-4).

5.PARENTES: No segundo livro dos Reis 10, 13-14, aparecem os 42 irmãos de Ocosias: parentes e não irmãos de verdade.

6. CUNHADO: O rei Davi era cunhado de Jônatas. No entanto Davi disse: “Jônatas, meu irmão, meu coração se parte por tua causa” (1 Samuel 16, 10-12; 14,1; 18,27; 2Samuel 1,26).

7. PESSOAS DA MESMA RAÇA: diz o Deuteronômio 23,7: “Não abominarás o idumeu (ou edonita) porque é teu irmão”. O povo idumeu foi fundado por Esaú, irmão de Jacó (que fundou o povo de Israel).

8. PESSOAS DA MESMA NAÇÃO: Disse Neemias aos magistrados: “Nossos irmãos judeus, vendidos às nações, nós os resgatamos. E vós vendeis vossos irmãos? (Neemias 5,7-8).

9. ALIADO POLÍTICO: Acab, rei de Israel mandou dizer a Bem-Hadad, rei da Siria: “Bem-Hadad é meu irmão”. Bem-Hadad respondeu que também é irmão de Acab e acrescenta: “vou restituir-te as cidades que meu pai tomou do teu” (1Reis 20, 32-34).

10. CORRELIGIONÁRIO:
a) Ananias disse a Saulo: “Saulo, meu irmão, o Senhor enviou-me para que recobres a vista” (Atos 9,27).
b) São Paulo escreve aos cristãos de Corinto: “Um irmão discute com outro irmão, e isto diante de infiéis” (1Coríntios 6,6).
c) São Paulo escreve de seu discípulo Tito: “Meu espírito não teve sossego, porque não achei meu irmão Tito” (2Corintios 2,13).

11. DISCÍPULOS DE JESUS:
a) Jesus disse a Madalena: “Vai a meus irmãos e dize-lhes: subo para meu Pai!” Madalena entendeu o que isto significava e foi anunciar aos apóstolos (Evangelho segundo João 20, 17-18).
b) “Cristo é o primogênito entre uma multidão de irmãos” (Romanos 8,29; Hebreus 2,11-12).
c) Disse Jesus: “todo aquele que faz a vontade de meu Pai, esse é meu irmão e minha irmã” (Evangelho segundo Mateus 12,50; Evangelho segundo Marcos 3,35; Evangelho segundo Lucas 8,21).
d) Disse Jesus: “Um só é vosso Mestre, e vós sois todos irmãos” (Evangelho segundo Mateus 23,8).

B) IRMÃO E O PARENTESCO ENTRE OS HEBREUS
1. Entre os hebreus não havia palavra para designar sobrinho, primo, primo-segundo, cunhado, concunhado, etc. como há na nossa língua.
2. Para designar o parentesco usavam de um rodeio de palavras: para dizer que fulano era primo de beltrano diziam: Fulano é filho de Sicrano cujo irmão é pai de Beltrano. Quando se tratava de primos-segundos ou outros parentescos, esse rodeio se complicava.
3. Para evitar os rodeios, os hebreus preferiam usar a palavra: “irmão” para designar um parentesco, sobretudo para designar primos em primeiro ou segundo graus.
4. Para o hebreu não havia engano em chamar de irmão, quando era primo, não se enganavam quanto ao parentesco, porque, sobretudo, guardavam de cor a lisata dos antepassados com todo o cuidado. Por exemplo: Maria santíssima e São José sabim que eram descendentes da família do rei Davi que tinha morrido mil anos antes (Evangelho segundo Lucas 2,4).
5. Os escritores inspirados dos Evangelhos e Novo Testamento, educados em ambientes hebraicos, usavam a palavra grega “adelfos” para designar irmão, sem preocupação do sentido que a palavra possuía.

C) CLÉOFAS, PAI DOS PRIMOS EM PRIMEIRO GRAU DE JESUS
1. Conforme o Evangelho segundo João 19,25, Cléofas, irmão de José, pai de Simão e Judas, era marido de Maria que esteve ao pé da Cruz. Esta Maria era também mãe de Tiago e José (Evangelho segundo Mateus 27,56; Evangelho segundo Marcos 15,40).
2. Cléofas tinha outro nome: ALFEU (Evangelho segundo Mateus 10,3). Fato semelhante se dá com Mateus que é chamado Mateus no Evangelho segundo Mateus 9,9 e é chamado Levi no Evangelho segundo Marcos 2,14 e no Evangelho segundo Lucas 5,27. Simão é chamado Pedro (Evangelho segundoMateus 10,2). Gedeão é chamado Jeroboal (Juízes 8,28-29 e 8,35). João é chamado Gades, Simão é chamado Tasi, Judas é conhecido como Macabeu, Jônatas é chamado Afos, etc (1Macabeus 2,2).
3. São Paulo diz: “Dos apóstolos não vi mais nenhum a não ser Tiago, irmão do Senhor” (Gálatas 1,19). Na lista dos 12 apóstolos, os Evangelhos segundo Mateus e Lucas declaram que Tiago e Judas são filhos de Alfeu (Evangelho segundo Mateus 10,3 e Evangelho segundo Lucas 6,15-16). O historiador Hegesipo declara que Judas Tadeu e Simão são filhos de Cléofas.
4. Mateus declara que Judas e Simão são irmãos de Tiago e José (Evangelho segundo Mateus 13,55).
5. Os evangelistas Mateus e Marcos declaram que Tiago e José são filhos de uma tal Maria que esteve no Calvário (Evangelho segundo Mateus 27,56 e Evangelho segundo Marcos 15,40).
6. São João descrevendo a mesma cena declara que essa Maria do Calvário, mãe de Tiago e José, é esposa de Cléofas (Evangelho segundo João 19,25). Logo, a Maria do Calvário e Cléofas são os pais de Tiago, José, Judas e Simão. Tiago e Judas são chamados filhos de Alfeu. Portanto, Cléofas e Alfeu são a mesma pessoa.
7. Esses “irmãos de Jesus” nunca são chamados de filhos de Maria Santíssima e de São José.
8. Jesus entrega sua mãe aos cuidados de João (o discípulo amado) e não aos irmãos. João não pertence à família. Se os “irmãos de Jesus” fossem irmãos verdadeiros, Jesus, perfeito observador da Lei, entregaria Maria aos cuidados deles como era preceito (Exodo 20,12; 21,17). Os filhos eram obrigados a honrar – sentido de ajudar – pai e mãe. O Cristo, ele mesmo defendeu o preceito (Evangelho segundo Mateus 15,6): “Não desprezes tua mãe quando ela for velha” (Provérbios 23,22).
Se esses irmãos fossem filhos de Maria Santíssima, Jesus te-la-ia entregue a eles a fim de que cumprissem seu dever filial. Tiago e Judas Tadeu eram apóstolos, eram capacitados para amparar Maria Santíssima e seriam obrigados, teriam a obrigação de fazê-lo, se fossem seus filhos. Jesus teria obrigação de exigir deles o cumprimento desse dever filial se fossem filhos de Maria Santíssima.
9. Maria era virgem no nascimento de Jesus (Evangelho segundo Mateus 1,23 e Evangelho segundo Lucas 1,27). E teve o propósito de permanecer virgem (Evangelho segundo Lucas 1,34).
10. Jesus aparece como filho único aos 12 anos (Evangelho segundo Lucas 2,41-52). Sempre é apontado como filho único, em todas as narrativas dos Evangelhos.
11. Nunca se lê que Maria Santíssima é mãe de outros filhos.
12. “Filho primogênito”, às vezes aplicado a Jesus (Evangelho segundo Lucas 2,7) é uma expressão jurídica e sagrada que constava da lei israelita. Em Êxodo 13,12 e 34,19, primogênito é aquele que “abre o seio materno”. Esta Lei da primogenitura obrigava os pais a consagrar o filho primogênito a Deus, logo após o nascimento (Êxodo 13,2; Números 3,12). O fruto dessa primogenitura pertence a Deus. O título exprime a honra do primogênito a quem cabem os respectivos direitos e deveres. O termo em si não implica outros nascimentos. O filho único conservava este título jurídico de primogênito, e é consagrado a Deus, mesmo que a família não tivesse outro filho.
Este fato é confirmado por uma inscrição judaica descoberta em 1922, em Tel El Yeduieh, no Egito, numa sepultura. A inscrição diz ser a sepultura de Arsinoé, mãe que morreu ao dar à luz a seu filho primogênito. A inscrição diz, pela boca da mãe: “O destino apagou minha vida nas dores do mascimento de meu primogênito”. Embora fosse filho único dizia-se primogênito. A sepultura data de pouco antes do nascimento de Cristo (J.B. FREJ, La signification Du terme prototokos, d’après une inscription juive, inRev. “Bíblica”, 11, 1930, págs. 373-390).
13. A afirmação de que esses “irmãos de Jesus” seriam filhos de São José é uma afirmação gratuita, sem base na Bíblia ou na Tradição. São Jerônimo declara essa afirmação: “delírio de escritores apócrifos”.
14. As Escrituras Sagradas afirmam que Maria Santíssima só teve UM único filho: Jesus.
“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e O seu descendente. Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3,15).
“Eis que a virgem conceberá, e dará a luz UM filho, e lhe chamará Emanuel” (Isaías 7,14).
“Porque UM menino nos nasceu, UM filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9,6).
“Eis que conceberás e darás à luz UM filho a quem chamarás pelo nome de Jesus” (Evangelho segundo Lucas 1,31).
“Por isso também O ente santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Evangelho segundo Lucas 1,35).
“Nasceu-lhe, pois, UM filho varão, que há de reger todas as nações, com cetro de ferro. E O seu filho foi arrebatado para Deus até o seu trono” (Apocalípse 12,5).

(Autor deste estudo entitulado “Em defesa da Virgem Maria”: Antonio Esteves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário