Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sábado, 11 de setembro de 2010

Fundamentalismo 3

Fundamentalismo Bíblico! Não entre nessa!
fonte: Canção Nova http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2007/06/18/fundamentalismo-biblico-nao-entre-nessa/

A Bíblia é um livro que parece complicado. Parece mais não é. Porém exige de nós uma atenção especial. Sua formação foi muito lenta e muito complexa. A maior parte de seus livros são obra de muitas mãos e a composição de algus deles durou séculos. Por isso, não é fácil lê-la da forma correta e a tentação do fundamentalismo é grande. O que é o fundamentalismo? É uma interpretação literal daquilo que se tem em mãos, porém essa interpretação literal geralmente é feita sem uma análise mais profunda. Podemos dizer que o fundamentalismo é uma radicalidade baseada em uma superficialidade. Quando falamos da palavra de Deus, olhando por esse contexto, podemos sem medo afirmar que, fundamentalismo destrói o verdadeiro sentido das Escrituras, exatamente quando parece ser mais fiel à Palavra de Deus!

Veja bem. A palavra de Deus foi escrita em séculos diferentes, em contextos diferentes, em estilos diversos, e em situações diferentes. Precisamos nos debruçar nas Escrituras tendo isso como base.

• Épocas diferentes: as partes mais antigas das Escrituras podem vir do século XII antes de Cristo, lá pelo ano 1100 aC, enquanto o último livro do Novo Testamento, a Segunda Carta de Pedro, é do final do século I ou início do século II dC.

• Estilos diversos: o livro de Josué conta a entrada do povo de Israel de modo triunfal e heróico, os 11 primeiros capítulos do Gênesis são uma meditação em forma de parábolas, o livro de Jó é uma historinha como a nossa literatura de cordel, os salmos são poemas, Isaías e Jeremias são coleções de oráculos, há cartas, narrações populares, como a do profeta Eliseu (cf. 2Rs 2, 19-25; 6,1-7), e histórias para despertar a piedade, como as de Ester, Judite, Jonas e Tobias.

• Situações diferentes: algumas partes foram escritas em momentos de glória, como alguns provérbios mais antigos; outras, em momento de perseguições e sofrimentos, como o Livro de Daniel.

Quando eu leio seja qual for o texto, para que eu chegue a compreensão daquilo que é lido, eu preciso me voltar para todas essas realidades, por que senão eu acabo entendendo algo que aprendi de forma superficial e defendendo essa superficialidade de forma radical.

O segundo ponto que devemos nos ater é: os livros das Escrituras têm preocupações diferentes.
• os 11 primeiros capítulos do Gênesis querem refletir sobre por que Deus criou tudo, qual o papel do homem e por que o mundo é marcado pelo mal e pela morte…
• o livro de Jó quer matar uma charada: por que o homem de bem sofre?
• os livros dos macabeus querem consolar e animar o povo nas tribulações;
• as cartas de São Paulo querem catequizar as comunidades e resolver os problemas que nelas surgiam;
• os evangelhos querem anunciar que Jesus é o messias morto e ressuscitado….

Infelizmente existem pessoas pregando por ai que você por si só pode simplesmente conhecer tudo da Sagrada Escritura simplesmente lendo e fazendo a sua análise particular dos textos sagrados. Porém fica a pergunta: Será que você amigo internauta, tem o total conhecimento histórico, geográfico, cultural e linguístico para retirar tudo da Sagrada Escritura? Se você tem, ou acha que tem vá em frente e seja feliz. Mas eu, Cadú, um ser humano limitado e de pouco conhecimento, prefiro ser mais prudente. Prefiro recorrer àquilo que a Igreja ensina. A Igreja tem estudado ao longo dos mais de 2.000 anos as Sagradas Escrituras.

É óbvio que lendo a Bíblia você entenderá muita coisa, porque existe muita coisa de fácil compreensão. Porém existem pontos da palavra que aparentemente são de difícil compreensão, ou as vezes nos parecem até controversos. É nessa hora que ao invés de tirar minhas prórpias conclusões eu prefiro recorrer a Santa Igreja.

Precisamos sim, eu e você, ler a bíblia e ler muito. Todos os dias se possível. Mas não podemos ter dúvidas sobre a palavra ou uma vez que tenhamos dúvidas sairmos tentando encontrar respostas fáceis das coisas. Seja prudente! Busque a Igreja. Assim você não erra

Nenhum comentário:

Postar um comentário