Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Itinerário para a contemplação, diante do Crucifixo

Duas comemorações em Setembro:
No dia 14 de Setembro a igreja celebra a festa da Exaltação da Cruz.
No ano de 1224, nessa data, são Francisco, durante um tempo de jejum no monte Alverne e nutrido por um grande amor ao Cristo que doou sua vida por nós, viu a figura de um homem com seis asas, semelhante a um serafim, e pregado a uma cruz, e à medida que continuava na contemplação, que lhe dava imensa felicidade mas era sombreada de tristeza, sentiu se abrirem em seu corpo as mesmas feridas do próprio Cristo crucificado.
Tornou-se, assim, o primeiro cristão a ser estigmatizado, mas enquanto isso lhe trazia alegria, sendo um sinal do favor divino, foi-lhe motivo de muito embaraço e sofrimento físico.
Os franciscanos celebram no dia 17 de Setembro a festa da impressão das chagas de são Francisco.






De modo franciscano, afeiçoadamente ligados ao Senhor em seu momento de maior sofrimento na cruz, por amor a nós... sugerimos o itinerário abaixo, para uma meditação diante do Crucificado.

Motivação:
Um dia, são Francisco, em Assis, na Itália, andava perto da igreja de São Damião que estava em ruínas e abandonada por todos. Conduzindo-o o Espírito, a entrar nela para rezar e prostrando-se suplicante e devoto diante do Crucificado, a imagem do Cristo crucificado, movendo os lábios da pintura, falou-lhe, chamando-o pelo nome: "Francisco, vai e restaura a minha casa que, como vês, está toda em ruínas". (2Cel 10)

O amor de Jesus, que se doa totalmente a nós na cruz, nos chama a responder com amor e fé em todas as situações de nossa vida. Como santa Clara e são Francisco, diante dele muitas irmãs e irmãos sentiram-se acolhidos e chamados a seguí-lo. Assim, hoje, ele se dirige também a você, para fazer-lhe ouvir sua voz.

Ponha-se a seus pés, olhe-o com seus olhos, contemple-o com o coração, una-se a Ele com a vontade, receba-o nos seus sonhos, imite-o em sua vida.
Coloque-se onde seja possível encontrá-lo, ouça-o, "olhe-o, considere-o, contemple-o, desejando imitá-lo"; ponha em Suas mãos tudo o que Ele sugerir e lhe fizer intuir; colabore com Ele.
A pergunta de Francisco seja também a sua: "Senhor, que queres que eu faça?"
O "itinerário" aqui sugerido não deve aprisionar sua contemplação: o Senhor há de guiar sua caminhada e despertar a novidade de sua vida!

Itinerário
O breve itinerário proposto poderá ser utilizado na oração pessoal ou em grupo.
Cada momento do itinerário espiritual pede que se saiba parar, sem pressa nem preocupações, vivendo esse tempo na gratuidade da comunhão com Jesus.

1. Disponha-se à contemplação
- Disponha-se à contemplação através do silêncio, do recolhimento interior e da pacificação do coração.
- Invoque a ajuda do Espírito para que "o purifique, o ilumine e o acenda interiormente".

2. Reze com São Francisco
Altíssimo, onipotente, bom Senhor
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar
Louvado sejas, meu Senhor
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o senhor irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste as claras
E preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo,
Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor
Pela irmã Água,
Que é muito útil e humilde
E preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite,
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra,
Que nos sustenta e governa
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados os que as sustentam em paz,
Que por Ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes à tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei ao meu Senhor,
E dai-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.

3. Contemple o Crucifixo
- Contemple-o por um bom tempo.
- Permita que o olhar do Crucificado chegue ao seu coração.
- Identifique-se com um dos personagens.

4. "Iluminai as trevas do meu coração"
Deixe-se questionar pelo Senhor:
- Quais são suas "trevas"?
- Quem está no centro de seus desejos?
- Você vive "uma fé reta, uma esperança certa e uma caridade perfeita"?
- Que obediência você presta ao "santo e veraz mandamento"?

5. Retribua ao Senhor
- Conclua o tempo de comunhão retomando e personalizando a oração diante do Crucifixo.
- Assuma o compromisso de traduzir e encarnar a oração na vida diária.

Orações da autoria de são Francisco
1. Senhor, quem sois vós e quem sou eu ?
Vós o Altissímo Senhor do Céu e da Terra
e eu um miserável vermezinho, vosso infimo servo.

2. Grande e Magnífico Deus, Meu Senhor Jesus Cristo,
iluminai o meu espírito
e dissipai as trevas de minha alma;
dá-me uma fé integra,
uma esperança firme e uma caridade perfeita.
Concedei , meu Deus
que eu vos conheça muito,
para poder agir sempre segundo os vossos ensinamentos e de acordo com a vossa santissíma vontade.

3. Absorvei , Senhor , eu vos suplico , o meu espírito,
e pela suave e ardente força do vosso amor ,
desafeiçoai-me de todas as coisa que debaixo do céu existem
a fim de que eu possa morrer por vosso amor, ó Deus,
que por meu amor vos dignastes a morrer.

Outras orações de são francisco, entre no:
http://www.centrinho.usp.br/sfa/ff_02.html
http://www.angelfire.com/ar2/jcarthur/sfco3.htm#atribuídas

Um comentário:

  1. Realmente um momento de reflexão e questionamento, muito lindo!!!

    ResponderExcluir