Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quarta-feira, 30 de março de 2011

1º Encontro para agentes das Pastorais Sociais - PRODE

A CAMINHADA DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS

1. Leitura Orante: Tg 2,1-9

a) Invocação ao Espírito Santo cantada ou rezada

b) Proclamação da Palavra

c) Momentos de silêncio para que cada um possa individualmente ler o texto

d) Momento de partilha: o que você sentiu ao meditar nesta Palavra, ou seja, o que diz para sua vida pessoal. Antes de pensar em mudar a sociedade com os seus moralismos, pense em como esta Palavra ressoa dentro de você. Depois de ter feito esta partilha, agora, sim, você pode falar o que esta Palavra leva a pensar na missão da comunidade cristã e a missão da Pastoral Social na qual você atua.


2. ENSINAMENTO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

Animador: A Encíclica “Sollicitudo rei socialis” do Papa João Paulo II, nos traz logo no seu início um pensamento, que reflete a ação da Pastoral Social:

Leitor: “A Doutrina Social da Igreja é um corpo doutrinal atualizado, que se articula à medida em que a Igreja dispondo da plenitude da Palavra revelada por Cristo Jesus e com a assistência do Espírito Santo, vai lendo os acontecimentos, enquanto eles se desenvolvem no decurso da história.”

Todos: A Igreja nunca deixou de se interessar pela sociedade Animador: Ao longo dos séculos a Igreja foi acumulando um rico patrimônio doutrinal.

Lado 1: Enraizado nas Sagradas Escrituras.

Lado 2: Enraizado nos escritos apostólicos nos Santos Padres e nos doutores da Igreja. Animador: Entretanto, o corpo de doutrina social foi tomando forma a partir de 1891, quando o Papa Leão XIII, que foi sucessor do apóstolo Pedro de 1878 a 1903, publicou a primeira Encíclica social: “Rerum Novarum” (Das coisas novas). Na reunião de hoje, em breves pinceladas, vamos ver os acontecimentos que provocaram a caminhada da Doutrina Social da Igreja e quais foram os principais documentos e ensinamentos que vão fazendo com a Doutrina Social seja um corpo atualizado.

Leitor: Em que contexto, então, apareceu a primeira Encíclica social, a Rerum Novarum? Animador: O ponto principal foram as consequências sócio-economicas da Revolução Industrial do Século XIX.

Lado 1: Centralização da maximização do lucro e acumulação capitalista

Lado 2: Exploração do trabalhador, Precárias condições de habitação e salubridade

Lado 1: Grande produtividade e miséria da população

Animador: Não podemos esquecer que o socialismo de inspiração marxista era também uma preocupação do Papa Leão XIII. Leitor: Quais os ensinamentos mais importantes da Rerum Novarum?

Lado 1: Enumera os erros que o mal social provoca.

Lado2: Fala da doutrina católica sobre o trabalho, direito de propriedade, direito dos fracos e dignidade dos pobres

Lado 1: Obrigações dos ricos e aperfeiçoamento da justiça mediante a caridade

Lado 2: Direito a associações profissionais

Lado1: O socialismo marxista não é a solução

Lado 2: A luta de classes não satisfaz a justiça do Evangelho.

Animador: Em 1931, o Papa Pio XI (1922-1939) escreve a Encíclica “Quadragésimo Anno” (No quadragésimo ano) para comemorar os 40 anos da Rerum Novarum. No contexto histórico já se apresentam fortemente as ideologias totalitárias do nazismo, do facismo e do comunismo que ajudaram a deflagrar a 2º Guerra Mundial. Eis os ensinamentos da Quadragésimo Anno:

Lado 1: O salário deve ser proporcional ás necessidades do trabalhador e sua família.

Lado 2: O Estado deve intervir no setor privado para elaborar leis justas.

Lado 1: O Estado não pode estar alheio à promoção social

Lado 2: A liberdade de concorrência não pode ser ilimitada.

Lado 1: A propriedade privada tem uma função social

Lado 2: A ordem social deve estar baseada na justiça e caridade

Leitor: O Papa Pio XI criticou ainda numa Encíclica em língua italiana (1933), o facismo, noutra em língua alemã (1937), o nazismo, e, por fim, em língua latina (1937) o comunismo ateu.

Animador: Sucessor do Papa Pio XI foi o Papa Pio XII (1939-1958). Ele não publicou Encíclicas sociais, mas as suas Radiomensagens sempre foram cheias de ensinamentos da Doutrina Social da Igreja. Eis alguns pontos importantes:

Lado 1: Deve ser constituída uma nova ordem social governada pela moral e pelo direito.

Lado 2: Os profissionais especializados e os empresários devem pensar em primeiro lugar no bem comum e por ele trabalharem.

Animador: O Papa Pio XII exerceu seu ministério de sucessor de Pedro também no imediato período pós-guerra. Foi um período de árdua reconstrução mundial.

Lado 1: É preciso consolidar a democracia e os direitos humanos.

Lado 2: É preciso que o progresso chegue também às regiões mais pobres do planeta.

Lado 1: É preciso equilibrar crescimento econômico e desenvolvimento social.

Lado 2: É preciso descongelar os dois blocos de gelo da guerra fria: Estados Unidos e União Soviética.

Animador: Dentro deste contexto de reconstrução e novos tempos que se descortinam, temos a presença animadora e carismática do Papa João XXIII (1958-1963). Neste curto tempo de seu pontificado ele publicará duas Encíclicas sociais: Mater et Magistra (Mãe e Mestra) (1961) e “Pacem in terris” (Paz na terra) (1963).

Leitor: Vejamos os temas mais importantes da Mater et Magistra.

Lado 1: Duas palavras chaves: comunidade e socialização.

Lado 2: A Igreja tem a missão de colaborar com todos os homens para a construção da comunhão.

Lado 1: A vivência, o ensino e diálogo com o mundo a partir da Doutrina Social da Igreja fazem parte da missão da própria Igreja.

Lado 2: O crescimento econômico, além de suprir as necessidades humanas, deve também promover a dignidade da pessoa humana.

Animador: A Encíclica “Pacem in terris” foi publicada já estando em andamento o Concílio Vaticano II. Viviam-se um tempo extremamente delicado e ameaçador para a paz mundial.

Lado 1: Pela primeira vez um documento da Igreja não é dirigido somente aos católicos, mas a “todos os homens de boa vontade”.

Lado 2: Os poderes públicos mundiais constituídos tem por obrigação buscar soluções a nível mundial para o bem comum universal em todas as dimensões.

Lado 1: Tem destaque a relação entre fé e política.

Lado 2: O exercício da política como compromisso de construção da paz mundial.

Animador: O Papa João XXIII também convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II que se realizou entre os anos de 1962 e 1965. O Concílio publicou alguns documentos de particular interesse para a Doutrina Social da Igreja. Merece destaque a Declaração “Dignitatis Humanae” (Da dignidade da pessoa humana) que fala sobre a liberdade religiosa. Todavia, o mais importante documento foi a Constituição Pastoral “Gaudium et Spes (As alegrias e as esperanças) sobre a Igreja no mundo de hoje.

Leitor: Convém ressaltar que os grandes temas da Gaudium et Spes e do pontificado de João XXIII serão como que o núcleo de futuras evoluções da Doutrina Social da Igreja. Mas, afinal, quais são os temas mais importantes para a Doutrina Social da Igreja abordados pela Gaudium et Spes?

Animador: O número 1 da “Gaudium et Spes” é emblemático:

Todos: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo os pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. Não se encontra nada verdadeiramente humano que não lhes ressoe no coração.”

Lado 1: Todo o desenvolvimento e estruturas da sociedade devem servir para o aperfeiçoamento da pessoa humana.

Lado 2: A Igreja deve saber dialogar com o mundo na realidade das mudanças sociais..

Lado1: A Igreja deve estar consciente que está a serviço dos homens. Sem conhecer a realidade humana a partir de Jesus Cristo, toda solução para os problemas sociais fica deficiente.

Lado 2: O verdadeiro amor manifestado em Jesus Cristo liberta do individualismo egoísta.

Animador: Em nosso próximo encontro vamos continuar estas pinceladas sobre o corpo de Doutrina Social da Igreja no período que abrange o pós Vaticano II até os nossos dias.


3. Partilha da Pastoral Social paroquial

a) O que você já sabia desta caminhada e o que foi interessante saber hoje?

b) Cada pastoral partilha o que tem acontecido desde a última reunião com os seus trabalhos.

c) Caso na última reunião tenha sido proposta uma ação concreta de articulação entre as pastorais sociais da paróquia, este é o momento de avaliação. Ver que passos concretos foram dados. Propor passos seguintes.


4. Preces

a) Preces espontâneas em consonância com a Palavra proclamada, o ensino feito e as experiências partilhadas.

b) Pai Nosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário