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quarta-feira, 30 de março de 2011

2º Encontro para agentes das Pastorais Sociais - PRODE

A CAMINHADA DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS – II

1. Leitura Orante: Ef 4, 15-25 Animador: Faremos o início da nossa reunião, hoje, de maneira diferente como fizemos das outras vezes. Estamos estudando o aspecto histórico da Doutrina Social da Igreja. Vamos começar a nossa reunião falando do último documento pontifício sobre a Doutrina Social da Igreja: “Caritas in veritate” (Caridade na verdade) do Papa Bento XVI, publicado em 2009. O pensamento espiritual central desta Encíclica será o fio condutor desta nossa Leitura Orante.

Lado 1: Para soluções adequadas às mais variadas questões sociais é preciso ter em vista o destino final do ser humano: realização plena em Cristo.

Lado 2: A realização do bem comum é incompleta sem levar em conta o destino final do ser humano.

Todos: “Seguindo a verdade em amor, cresceremos em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo.” (Ef 4,15)

Lado 1: Caridade não é somente uma atitude de relacionamento com as pessoas.

Lado 2: A caridade deve também abranger os relacionamentos sociais, econômicos e políticos.

Todos: “Seguindo a verdade em amor, cresceremos em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo.” (Ef 4,15)

Animador: Bento XVI falando sobre viver a verdade na caridade não está preocupado em dar regras, mas em colocar presente a motivação mais profunda do agir cristão.

Lado 1: A verdade é luz que dá sentido e valor a caridade.

Lado 2: A verdade é Deus. Não se pode construir uma sociedade sem Deus.

Todos: “Seguindo a verdade em amor, cresceremos em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo.” (Ef 4,15)

Lado1: Verdade não é opinião, nem ponto de vista pessoal.

Lado 2: Encontrar a verdade é chegar ao essencial das coisas.

Todos: “Seguindo a verdade em amor, cresceremos em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo.” (Ef 4,15)

a) Invocação ao Espírito Santo cantada ou rezada

b) Alguém proclama pausadamente a Palavra da Leitura Orante

c) É dado um tempo para que as pessoas possam ler o texto individualmente.

d) Momento de partilhar o que a Palavra despertou no próprio coração. É bom sempre lembrar que não se trata de fazer “sermão” para os outros, mas um colocar-se pessoalmente diante da Palavra. Após a partilha pessoal cada um pode dizer qual pensa ser o contato deste texto com a Pastoral Social.


2. ENSINAMENTO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

Animador: Vimos em nosso último encontro a mensagem encorajadora que o Concílio Vaticano II deixou através da Constituição Pastoral “Gaudium et Spes. Esta mensagem e o grande desenvolvimento tecnológico e industrial da década de 1960, com suas maravilhas e riscos para a humanidade, leva o Papa Paulo VI (1963-1978) a publicar a Encíclica “Populorum Progressio” (O progresso dos povos), assinalando que o desenvolvimento deve levar à paz.

Lado 1: Desenvolvimento não é somente evolução tecnológica.

Lado 2: Desenvolvimento exige ação solidária.

Todos: “O desenvolvimento é o novo nome da paz.”

Lado 1: O desenvolvimento exige o acesso ao ensino para todos.

Lado 2: O desenvolvimento exige respeito à dignidade da pessoa humana.

Todos: “O desenvolvimento é o novo nome da paz.”

Lado 1: O desenvolvimento exige ausência de guerras.

Lado 2: O desenvolvimento exige o reconhecimento de Deus como origem e finalidade dos valores supremos.

Todos: “O desenvolvimento é o novo nome da paz.”

Lado 1: O Papa Paulo VI, em 1967, instituiu a Pontifícia Comissão para a Justiça e a Paz.

Lado 2: O Papa Paulo VI teve a iniciativa de instituir o primeiro dia do ano – 01 de janeiro – como “Dia Mundial da Paz”.

Animador: Desde 1968, a cada ano, no dia 01 de janeiro, os Papas escrevem uma mensagem envolvendo temáticas relacionadas com a Doutrina Social da Igreja. É a mensagem do “Dia Mundial da Paz”.

Todos: “O desenvolvimento é o novo nome da paz.”

Animador: O Sínodo dos bispos de 1971 teve como tema “A Justiça no mundo” e neste mesmo ano, ainda o Papa Paulo VI, publicou a Carta Apostólica “Octogésima Adveniens” (Com a chegada do octogésimo) para celebrar os 80 anos da Rerum Novarum. Nesta Carta o Papa trata das necessidades de um mundo em transformação.

Lado 1: Vive-se um grande período de contestação na sociedade ocidental.

Lado 2: Os valores morais do cristianismo estão sendo fortemente questionados e criticados

Lado 1: Os grandes centros urbanos industrializados precisam de humanização.

Lado 2: Os jovens necessitam formação nos valores morais.

Lado 1: A presença da mulher no mundo do trabalho e na sociedade não pode ser ignorada.

Lado 2: É necessário tomar consciência do problema da discriminação racial e da emigração.

Lado 1: A tecnologia e a ganância econômica criam situações de desemprego e pobreza.

Lado 2: O crescimento populacional não é impedimento para o bem estar e o desenvolvimento. É preciso respeitar a vida humana.

Lado 1: Os meios de comunicação social devem servir à comunhão e á verdade.

Lado 2: O progresso tecnológico e o desenvolvimento industrial devem levar em conta o meio ambiente natural. Animador: Chegamos em nossa caminhada histórica ao longo pontificado do Papa Beato João Paulo II (1978-2005). Ele, para celebrar os 90 anos da Rerum Novarum, escreveu a sua primeira Encíclica Social em 1981: “Laborens Exercens” (Por meio do exercício do trabalho).

Lado 1: O trabalho é maior que os bens de produção.

Lado 2: O trabalho é bem fundamental para a pessoa, fator primário da atividade econômica.

Todos: Sem o trabalho não há solução para a questão social.

Lado 1: Muito mais que sustento material e produtivo, o trabalho manifesta a dignidade da pessoa.

Lado 2: Aquele que dá o trabalho, o empregador, tem uma missão diante da sociedade.

Todos: No trabalho o ser humano encontra a realização de sua vocação natural e sobrenatural.

Animador: Para comemorar os 20 anos da marcante “Populorum Progressio” do Papa Paulo VI, João Paulo II, em 1987, publica a Encíclica “Sollicitudo rei socialis” (A solicitude das coisas sociais) sobre como a Igreja é solícita para com as coisas sociais.

Lado 1: Os problemas abordados por Paulo VI agora tornaram-se maiores.

Lado 2: Falta desenvolvimento e paz no chamado Terceiro Mundo.

Todos: “A paz é fruto da solidariedade”.

Lado 1: Onde há desenvolvimento muitas vezes ele se revela desumano.

Lado 2: A simples multiplicação de bens gera corações egoístas. Todos: “A paz é fruto da solidariedade”.

Lado 1: A simples multiplicação de serviços não abre o coração ao outro.

Lado 2: Não se pode confundir progresso com desenvolvimento. Todos: Se o novo nome da paz é o desenvolvimento, o verdadeiro desenvolvimento se faz com a solidariedade.

Animador: E no centenário da Rerum Novarum (1991), João Paulo II publicou a sua terceira Encíclica social: “Centesimus Annus” (Centésimo ano). O Papa recorda os 100 anos da Doutrina Social da Igreja e reafirma a solidariedade como expressão da caridade verdadeiramente cristã.

Todos: A Doutrina Social da Igreja é elemento essencial da evangelização.

Animador: A temática da terceira Encíclica de Bento XVI (2005 - 2009) é a Doutrina Social da Igreja que ele identifica com a caridade inseparável da verdade. Este fundamento já meditamos no início da nossa reunião. Na Encíclica Bento XVI abrange praticamente todos os pontos que a Doutrina Social da Igreja tem refletido até nossos dias. A atualidade desta Encíclica deveria nos levar a desejar um estudo mais aprofundado.

Leitor: Foram feitas pelo episcopado reflexões na América Latina e no Brasil sobre a Doutrina Social da Igreja?

Animador: Sem dúvida. Todos os documentos das Conferências Gerais do Episcopado Latino Americano (CELAM) tocam nas questões sociais. Citemos:

Lado 1: Medellín em 1968.

Lado 2: Puebla em 1979.

Lado 1: Santo Domingo em 1992.

Lado 2: Aparecida em 2007.

Leitor: E a CNBB?

Animador: Vários documentos, estudos e declarações foram publicados pelas Assembleias Gerais da CNBB. Vamos recordar alguns:

Lado 1: Exigências cristãs de uma ordem política, em 1977

Lado 2: Subsídios para uma Política Social, em 1979

Lado 1: Igreja e problemas da Terra, 1990

Lado 2: Solo urbano e ação pastoral, em 1982

Lado 1: Nordeste, desafio à missão da Igreja no Brasil, em 1984.

Lado 2: Exigências éticas de ordem democrática, em 1989.

Lado 1: Educação, Igreja e sociedade, em 1991

Lado 2: Ética, pessoa e sociedade, em 1993.

Lado 1: Missão e Ministérios dos cristãos leigos e leigas, em 1999

Lado 2: Brasil – 500 anos: Diálogo e Esperança, em 2000

Lado 1: Exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome, em 2002.

Lado 2: Por uma reforma do Estado com participação democrática, em 2010.

Animador: Não esqueçamos que, já por muito tempo, a cada 04 anos, a CNBB publica as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE) e nestas diretrizes sempre são abordados aspectos relacionados com a Doutrina Social da Igreja.


3. Partilha da Pastoral Social paroquial

a) Seja sincero(a): que conhecimento você tem de todos estes documentos que formam o Corpo de Doutrina Social da Igreja? Você já pensou, ao menos, em adquirir o Compêndio de Doutrina Social da Igreja?

b) Cada pastoral partilha o que tem acontecido desde a última reunião com os seus trabalhos.

c) Caso na última reunião tenha sido proposta uma ação concreta de articulação entre as pastorais sociais da paróquia, este é o momento de avaliação. Ver que passos concretos foram dados. Propor passos seguintes.


4. PRECES

a) Preces espontâneas em consonância com a Palavra rezada, ensino feito e as experiências partilhadas.

b) Pai Nosso

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