Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Palavra de Deus na vida do Cristão e da Comunidade Cristã

(Texto escrito por Dom Edmilson-Bispo Diocesano)

I – IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA IGREJA

1. Dei Verbum* 2
a) “Aprouve a Deus, em sua bondade e sabedoria revelar-Se a Si mesmo e tornar conhecido o mistério da sua vontade, pelo qual os homens, por intermédio de Cristo, Verbo feito carne e no Espírito Santo, tem acesso ao Pai e se tornam participantes da natureza divina.
b) “Mediante esta revelação, portanto, Deus...fala aos homens como a amigos ...para os convidar e admitir à comunhão consigo e nela os receber.
c) Este plano de revelação se concretiza através de acontecimentos e palavras intimamente conexos entre si, de forma que as obras realizadas por Deus na História da Salvação manifestam e corroboram os ensinamentos e a s realidades significadas pelas palavras
d) Estas (as palavras), por sua vez, proclamam as obras e elucidam o mistério nela contido.
e) No entanto, o conteúdo profundo da verdade...de Deus e da salvação do homem se nos manifesta por meio dessa revelação em Cristo que é ao mesmo tempo mediador e plenitude de toda a revelação.

2. Dei Verbum 9
a) ...a Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto é redigida sob a moção do Espírito Santo;
b) a Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos apóstolos par que, sob a luz do Espírito de Verdade, eles por sua pregação fielmente a conserve, exponham e difundam; resulta, assim, que não é através da Escritura apenas que a Igreja deriva sua certeza a respeito de tudo que foi revelado.
(Dei Verbum 10) Fica, portanto, claro que segundo o sapientíssimo plano divino a Sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja estão de tal maneira entrelaçados e unidos, que um não tem consistência sem os outros, e que juntos, cada qual a seu modo sob a ação do mesmo Espíorito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas.

3. Dei Verbum 12
a) A Sagrada Escritura deve ser também lida e interpretada naquele mesmo Espírito em que foi escrita para apreender com exatidão o sentido dos textos sagrados,
b) deve-se atender com não menor diligência ao conteúdo e à unidade de toda a Escritura, levando em conta a Tradição viva da Igreja toda e a analogia da fé.

II – A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA COMUNIDADE

1. Como descobrir na minha vida a importância da Palavra de Deus?
Não é suficiente ler e estudar a Bíblia. O seu sentido não vem do estudo simplesmente. É preciso ter os sentimentos de Jesus. Ele é a plenitude da revelação de Deus.
a) É preciso SEGUIR JESUS
• imitar o exemplo de Jesus
• participar no destino de Jesus: comprometer-se com ele; estar com ele nas tentações e perseguições; carregar a cruz todos os dias: FIDELIDADE AO IDEAL COM QUE JESUS, FIEL AO PAI SE COMPROMETIA.
• Ter a vida de Jesus dentro de si: fruto da fé na ressurreição e da ação do Espírito Santo na própria vidaà experiência pessoal da presença do Cristo ressuscitado.
• Espiritualidade de entrega contínua e oração.
b) É preciso estar atento ao método de Jesus, conforme Lc 24, 13-35
• partir da realidade
• a Palavra de Deus ilumina os fatos e situa-os dentro do conjunto do projeto de Deus. Toda a Escritura é conexa e aponta para o projeto de Deus plenamente revelado em Jesus: “São estas as palavras que eu vos falei, quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.” (Lc 24,44)
• Partilhar na comunidade: ambiente de fé, fraternidade e partilha
• Criar coragem e voltar para Jerusalém

2. Este método de Jesus faz-nos ler a Escritura de maneira orante. É a chamada “lectio divina”, muito vivenciada desde os tempos mais antigos da Igreja e que, na Idade Média, encontrou uma certa sistematização em Guigo, o cartuxo.

à LEITURA: a realidade
à MEDITAÇÃO: a Palavra ilumina a realidade
à ORAÇÃO: a Palavra é acontecimento em mim.
à CONTEMPLAÇÃO: compromisso: É Cristo que vive em mim.

3. A Bíblia é um livro profundamente comunitário. Ela nasceu da comunidade do Povo de Deus, tanto do Antigo como do Novo Testamento. Ela não é um livro de devoções pessoais, nem objeto mágico de proteção.

a) importância das pequenas comunidades que expressam uma comunhão paroquial e diocesana
b) Se uma pequena comunidade ouve e “reza” a Palavra sem a comunhão com a Igreja, torna-se na sua essência igual a uma comunidade dos irmãos evangélicos.
c) Existe um ritmo no qual a comunidade faz a leitura orante:
• Um acontecimento anual: a Páscoa
• Um acontecimento semanal: a Páscoa semanal (o domingo) e o possível encontro semanal da comunidade.
• A oração pessoal diária
---------------------------------------------------------------------------------------------
*Dei Verbum (em português: A Revelação Divina) é uma constituição dogmática em forma de Bula pontifícia e é um dos principais documentos do Concílio Vaticano II. É designada "constituição dogmática" por conter e tratar "matéria de fé". De facto, o seu conteúdo aborda o delicado e complexo problema da relação entre as Sagradas Escrituras e a Tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário