Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sexta-feira, 25 de março de 2011

O que são as Pastorais Sociais?


Seguindo o caminho de Cristo, são uma expressão viva do amor preferencial de Deus pelos humildes e pobres, uma presença da Justiça do Reino na sociedade e na história.

Fiel à missão que recebeu de Cristo, a Igreja traz aos pobres a Boa Nova do Evangelho e sua força transformadora. As pastorais sociais são, portanto, uma dimensão constitutiva da Igreja. “A natureza intima da Igreja exprime-se num tríplice dever: Anúncio da Palavra de Deus (kerigma-martyria); Celebração dos sacramentos (liturgia); Serviço da caridade (diakonia).

São deveres que se reclamam mutuamente, não podendo um ser separado dos outros”. (Deus caritas est, n 25)
A diversidade das pastorais sociais é uma riqueza para a Igreja. Importa que sejam bem articuladas entre elas, ligadas a outras pastorais da Palavra ou dos Sacramentos, para formar uma pastoral de conjunto ao serviço do anuncio do Evangelho. É vital também a articulação com outros movimentos e organizações da sociedade, partilhando os mesmos objetivos e valores, em defesa da vida, da dignidade e dos direitos de todos. A abertura à sociedade, com as suas contradições e conflitos, é uma condição da sua vitalidade evangélica.

As pastorais sociais se organizam a parir da base. Nascem da iniciativa de alguns cristãos/ãs nas suas comunidades ou paróquias. Aos poucos, elas se ampliam e se fortalecem nas dioceses, nos regionais da CNBB e a nível nacional. No Brasil, a Campanha da Fraternidade é semente de muitas ações organizadas e articuladas, que pelo compromisso das comunidades se transformaram em Pastorais Sociais.

Voz profética do Reino de Deus, as pastorais sociais questionam as estruturas injustas da sociedade. São o sal na construção duma nova sociedade fundamentada na paz, na justiça e no amor de Cristo sempre vivo entre nós. As pastorais Sociais trazem uma abertura e compreensão da sociedade essencial para o trabalho pastoral missionário de toda a Igreja. Elas são um tesouro que deve ser recebido e cuidado como um dom de Deus à sua Igreja.

Na nossa Paróquia existem as seguinte pastorais:
-Pastoral da Sobriedade;
-Pastoral da Criança;
-Pastoral da Saúde;
-Pastoral do Alimento;
que juntas devolvem a dignidade e o carinho à muitas familias que necessitam.
Seja você, também, um instrumento de Deus agindo à esses irmãos. Venha conhecer alguma de nossas pastorais, basta estar ligando na Secretaria Paroquial (3281.2388) para ser encaminhado à uma dessas pastorais,que são gestos concretos de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário