A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal.
Uma das frases – no momento da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.
A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor.
A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma, é um tempo de conversão, tempo de silêncio, de penitencia, de jejum e de oração.
A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.
São Francisco diante do crucifixo faz a seguinte pergunta: “Senhor, que queres que eu faça”? - e essa deve ser a mesma pergunta que devemos fazer nesse dia.
Temos o costume de ofertarmos a Deus, como penitencia, aquilo que mais gostamos, nesse tempo quaresmal ao jejuarmos convertarmos ao bem do próximo.
A penitência é algo que nos aproxima de Deus e nos leva a conversão.
Qual a melhor penitência? - talvez seja esta uma pergunta que nos façamos,porém a melhor pergunta seria: "Qual atitude minha a partir desta quaresma agradará a Deus e respeitará a vida?".
Que o Espírito Santo nos leve à penitência que precisemos fazer nesta Quaresma.
Teremos a missa de Cinzas nos dias:
09/03 às 20h
**Matriz Nossa Senhora Aparecida
**Santo Antonio - Cizoto
**Santo Antonio - Ribeiro dos Santos
**Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
10/03 às 19h
**São Francisco de Assis
-- Às 20h
**Santa Clara de Assis
**São José / Baguaçu
11/03 às 20h
**Santo Expedito
Nenhum comentário:
Postar um comentário