Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

12 de Agosto - Dia Internacional da Juventude


ONU: 2010 - Ano Internacional da Juventude
Diálogo e entendimento

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano Internacional da Juventude, a partir de 12 de agosto de 2010, buscando impulsionar a participação plena e efetiva dos jovens em todos os aspectos da sociedade.


Essa decisão foi tomada pela Assembléia Geral da ONU em uma resolução que convoca governos, instituições, comunidades e indivíduos de todo o mundo para respaldar as atividades que serão desenvolvidas em nível local e internacional neste sentido.

O tema do Ano Internacional da Juventude é ‘Diálogo e entendimento mútuo’ com a finalidade de promover a prática desses conceitos, os ideais de paz, respeito aos direitos humanos, às liberdades e à solidariedade. As ações deste evento culminarão a realização dos Jogos Olímpicos da Juventude que acontecerão em Cingapura de 14 a 26 de agosto.


Haverá também o Quinto Congresso Mundial de Juventudes (Istambul) e uma Conferência Mundial da Juventude (México), ambas em agosto para tentar analisar o papel dos jovens na construção do desenvolvimento sustentável e dos Objetivos do Milênio estipulados pela ONU.
O ano quer dinamizar o diálogo e a compreensão entre gerações e promover os ideias da paz, do respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e pela solidariedade.
A juventude compreendida entre 15 e 24 anos de idade, embora se reconheça que o período começa cada vez mais cedo e tende a terminar mais tarde, devido principalmente ao desemprego juvenil. Uma etapa de transição entre a dependência e a autonomia, a juventude precisa ser encorajada para o diálogo e o protagonismo na sociedade, porque antes da metade do século 21 os idosos e os jovens representarão igual pordentagem da população mundial.
Uma sugestão dada para grupos de reflexão com jovens é abrir espaço para que se descubram seus anseios e se valorize sua cultura. Para guiar esse espaço de diálogo e descoberta, aqui vão algumas questões a serem trabalhadas em grupo:


1. Que ações vocês gostariam de realizar na atual realidade?
2. Que atividades realizar para despertar a consciência e viver o tema do diálogo e do entendimento?
3. Como vocês aceitam as suas diferenças no dia-a-dia? Como convivem pacificamente?
4. Como tratam os colegas diferentes dos pontos de vista social, étnico, religioso, de gênero, etc?
5. Se alguns agridem com palavras e ações os que não são “iguais”, como poderão reclamar das violências cotidianas na cidade e no mundo?
6. O que acha do nosso mundo, da sociedade em constante risco, onde o ser humano pode destruir tudo pela guerra e mudanças climáticas?
7. Existem valores comuns que sejam indispensáveis a vida ou tudo passa como a moda?
8. O que voces podem fazer a favor da cidadania na sua escola, cidade... ?
9. Como pode ser a sua participação no processo eleitoral deste ano? Conhece a Lei da ficha limpa?
10. A religião leva cada um a colocar-se no lugar do outro, indagar como o outro se sente e amar o próximo como a si mesmo, oferece a preocupação com o bem comum num mundo de competição pela sobrevivência. Qual é o espaço religioso na sua vida?




Como disse o papa: "Se vos nutrirdes de Cristo, caros jovens, e viverdes emersos n'Ele como o apóstolo Paulo, não podereis não falar d'Ele e não fazê-Lo conhecer e amar por muitos outros vossos amigos e coetâneos. Tornai-vos seus fiéis discípulos, sereis assim capazes de contribuir a formar comunidades cristãs impregnadas de amor, como aquela de que fala o livro dos Atos dos Apóstolos. A Igreja conta convosco para esta empenhativa missão: que as dificuldades e as provas que encontrardes não vos desencorajem. Sede paciente e perseverante, vencendo a natural tendência dos jovens à pressa, a querer tudo e já." (ppBento16, MENSAGEM PARA O 24º DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário