Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os símbolos dos evangelistas

Uma querida curiosidade para sabermos é o simbolismo conferido aos quatro evangelistas: o Anjo (para São Mateus); o Leão (para São Marcos); o Touro (para São Lucas); e a Águia (para São João).


Estes quatro símbolos foram extraídos da visão tida pelo profeta Ezequiel (confira Livro de Ezequiel, capítulo I, versículo 10). O profeta vislumbra a Glória de Deus sobre um carro (em hebraico: merkabah). E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um anjo, a de um leão, a de um boi, e a de uma águia.
A tradição cristã conferiu aos evangelistas o simbolismo desses quatro animais.


Um dos Padres da Igreja (veja a indicação no final desta postagem), São Jerônimo viu aí, com muita clareza, o indicativo dos quatro Evangelhos.
O Primeiro Evangelho: Mateus, o símbolo: Um homem alado (com asas), Mateus dá início ao seu Evangelho com a genealogia de Jesus, isto é, com o nascimento humano de Cristo (cf Mt 1,1-17).


O Segundo Evangelho: Marcos, o símbolo: Um leão alado (com asas), Marcos dá início ao seu evangelho com a pregação de João Batista no deserto, onde os leões habitavam. (cf Mc 1,1-8).


O Terceiro Evangelho: Lucas, o símbolo: Um touro alado (com asas), Lucas dá início ao seu evangelho com o anúncio do nascimento de João Batista que se deu ao templo, onde os touros eram oferecidos em sacrifício ao Senhor. (cf Lc 1,8-23).


O Quarto Evangelho: João, o símbolo: Uma águia - que voa alto, porque nele o Espírito Santo fala de forma mais vigorosa, porque ele paira nas regiões mais sublimes e elevadas da consciência assim como a águia se ergue rumo ao sol. (cf Jo 1,1-18).














Também o livro do Apocalipse apresenta esse simbolismo: Um ser semelhante a um homem (Mateus), Um ser semelhante a um leão (Marcos), Um ser semelhante a um touro (Lucas), Um ser semelhante a uma águia (João) (Confira Livro do Apocalípse, capítulo 4, 6-8).


Sobre os Padres da Igreja veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Padres_da_Igreja

Sobre são Jerônimo veja:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jer%C3%B3nimo_de_Str%C3%ADdon

5 comentários:

  1. adorei o comentario sobre cada um dos evangelistas!

    ResponderExcluir
  2. YES!!!!!!!!!! gostei muito dessa postagem, e fiquei contente por saber o significado, de cada simbolo dos evengelistas, DEUS O ABENÇÕE !!!!

    ResponderExcluir
  3. A muito tempo que eu queria a definição de cada símbolo, tudo maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. explicação maravilhosa,tudo bem detalhado.

    ResponderExcluir