Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Em quem você vai votar em 2010?

Cada eleição é uma grande responsabilidade e uma grande missão: devemos colocar na urna não só o nosso voto pessoal, mas adquirir a consciência de que o nosso voto tem conseqüências para a vida do povo, para o futuro de nosso país. Cada eleição é uma oportunidade para aprofundar nossa consciência política e nossa participação. A Igreja Católica não apresenta candidatos/as próprios/as, mas quer ajudar os cidadãos a se dar conta que escolher candidatos é um momento de reflexão serio para não se deixar enganar e, sobretudo, para participar, para conhecer, saber como construir uma nação a partir das reais necessidades dos mais sofridos e excluídos: a política deve ser pensada e executada em vista do bem comum, não para uma meia dúzia de privilegiados.








Você eleitor, sabe por que deve votar?
Porque o voto é o caminho que todo cidadão possui para escolher os seus representantes. É a via mais democrática de eleição para os cargos mais importantes do País. Votar é uma forma de participar, de exercer influência e responsabilidade na vida política. Não dá pra ficar fora disso!
O voto é obrigatório para os brasileiros de 18 anos a 70 anos. Caso não possa votar, você deve se justificar perante o tribunal eleitoral. As eleições realizar-se-ão simultaneamente em todo o País no dia 3 de outubro de 2010.
Antes de votar conheça os representantes do povo.

Você sabe para quais cargos vai votar em 2010?

Presidente da República: Representante do Estado. Exerce o mandato por quatro anos, com única possibilidade de recondução. O cargo só pode ser ocupado por brasileiro nato e com idade mínima de 35 anos, eleito pela maioria absoluta dos votos.

Senadores: Representantes dos Estados da Federação, com idade mínima de 35 anos, eleitos para o Senado Federal pelo sistema majoritário. São três senadores para cada um dos 27 estados, num total de 81 senadores. Exercem um mandato de oito anos, sendo que em uma eleição é renovado 1/3 dos senadores e na eleição subsequente 2/3.

Governador: Representante máximo do Poder Executivo em um Estado da Federação, com idade mínima de 30 anos, eleito em primeiro turno por maioria absoluta e em segundo turno por maioria simples. O mandato é de quatro anos, permitida a reeleição pelo mesmo período.

Deputados Federais: Representantes do Povo eleitos para a Câmara dos Deputados pelo voto direto, com idade mínima de 21 anos. Cada estado tem uma representação proporcional a sua população, sendo oito o número mínimo e setenta o número máximo de representantes por estado.

Deputados Estaduais e Distritais: Representantes do Poder Legislativo nos Estados e no Distrito Federal, com idade mínima de 21 anos. Possuem como órgãos correspondentes as Assembleias Legislativas Estaduais e a Câmara Distrital em Brasília.

• Senado Federal e a Câmara dos Deputados compõem o Congresso Nacional, que constituem o Poder Legislativo Federal. Os senadores representam os estados e não a população, sendo igual o número de representantes por estado. Os deputados federais são representantes populares, o que justifica as eleições de acordo com o número proporcional de habitantes de cada estado.
• Os deputados estaduais e distritais são eleitos pelo sistema proporcional, em que são consideradas a votação da legenda (partido ou coligação do candidato) para a definição do número de vagas e a votação dos candidatos da legenda para a definição dos nomes que ocuparão essas vagas.

A Ética do Cuidado
A melhor tradução da ética é ‘cuidar da vida’. O cuidado nasce do
coração, cria a responsabilidade, faz surgir sentimentos de compaixão, de
fraternidade e solidariedade e promove a verdadeira inclusão e libertação
de todos indistintamente, inclusive seres humanos e natureza. Se nos
propomos a discutir o cuidado é porque ele falta, e se ele falta, algo
de muito errado está acontecendo conosco. Deixar de lado o cuidado,
sobretudo na política, é violar o que há de mais sagrado em quem confiou a
alguns o poder de zelar pelo que é de todos.
Pe. Nelito Dornelas – CNBB

A Busca pela Ética nas Eleições
Na perspectiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil -
CONIC, a busca pela ética nas eleições deve ser uma constante, tendo em vista que
as decisões políticas tomadas pelos nossos representantes interferem diretamente na
vida de todos os brasileiros. Sendo assim, é importante que esses representantes
sejam pessoas honestas, íntegras e, acima de tudo, estejam ali não por eles, mas
por aqueles que lhes elegeram. Neste sentido, o Projeto de Lei de iniciativa
popular da Ficha Limpa, assinado por mais de 1,6 milhão de eleitores e eleitoras de
todo o País, é uma resposta a estes anseios e uma esperança de que poderemos, em
um futuro breve, ter uma melhor safra de políticos realmente comprometidos com os
rumos da nação e de todos os seus cidadãos.
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC

Você sabe quem paga o salário do político?
VOCÊ CIDADÃO !
Sabe por quê? O dinheiro dos impostos que você paga vai para os cofres públicos e parte dele sai para pagar os salários de todas as autoridades políticas.
O seu voto é a parte principal de todo esse processo eleitoral. Por isso, você deve conhecer muito bem os candidatos e levar a sério sua escolha.
Para tanto, procure informações na mídia e ouça atento ao que está sendo veiculado sobre o candidato e seu programa. Discutir com amigos e familiares, comparar os discursos, assistir a entrevistas podem colaborar para sua escolha. Faça o possível para se manter informado. Acompanhe as pesquisas, mas não se deixe influenciar somente por elas porque algumas podem se tornar um instrumento de manipulação do voto. Procure saber o máximo dos candidatos, tentando recordar a sua conduta ética e a sua história social e política. Quem nada fez até hoje em favor de um Brasil melhor, certamente continuará não fazendo. Ser consciente significa votar sem influência de ninguém. Votar de acordo com o que você concluiu sobre os melhores candidatos para o País.
Ser consciente significa evitar se envolver em delitos como a compra do voto e denunciar os crimes eleitorais que possam ocorrer.

Veja e saiba muito mais com a cartilha preparada pela OAB para as eleições de 2010: O Peixe e a arte de pescar, em:
http://www.oab.org.br/pdf/IIForum_cartilha.pdf


http://www.tse.gov.br/internet/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário