Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Comunidade Santa Luzia

Histórico da implantação da Comunidade Santa Luzia, está localizada no jardim Menina Moça II.

Aos 22 de Julho de 2003, às 16 horas, na Av. José Domingos Terezo, 137, reuniram-se com o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Olímpia, frei Flaerdi, os moradores do Jardim Menina Moça II: Márcia Elisa da Silva Martinez, Odair Claudinei Martinez, Eduardo Martinez, Pedro Rodrigues da Silva, Ana Helena Francisco da Silva, Maisa Edilze da Silva, Miriam Elino da Silva, Paulo Eufrásio, Carmem da Costa Eufrásio, William Eufrásio, Wellinton Eufrásio, Yone Beline de Oliveira, Tânia Berti e Luzia Gramasco, com a finalidade de analisar e deliberar sobre a criação de uma Comunidade Eclesial de Base no referido Bairro.

As pessoas presentes nessa reunião, após a invocação do Espírito Santo, escolheram Santa Luzia como padroeira. Escolheram, também, a primeira coordenação da CEB Santa Luzia: coordenadores ficaram sendo a senhora Márcia Elisa da Silva Martinez e o senhor Paulo Eufrásio, os secretários ficaram sendo a senhora Maisa Edilze da Silva e a senhora Miriam Eline da Silva, os tesoureiros ficaram sendo a senhora Tânia Berti e o senhor Odair Claudinei Martinez. Foi combinado que as missas seriam realizadas aos Domingos, às 16 horas, nas casas dos moradores do bairro.

A primeira missa foi realizada no dia 29 de Junho de 2003, na Av. José Domingos Terezo, com a participação de integrantes da Comunidade da Capela São Francisco de Assis e fiéis do Jardim Menina Moça II, participaram da celebração cerca de 50 pessoas. Eis algumas fotos daquela primeira missa:
A partir de então no Domingo de Ramos a procissão tem sempre saído da Comunidade Santa Luzia para a Capela São Francisco de Assis, na COHAB I.








No ano de 2005, as missas eram realizadas nas noites de quarta-feira.
No dia 8 de Junho de 2005, numa residência à rua Sebastião Alves de Toledo, foi realizada a eleição de uma nova coordenação: coordenadoras a senhora Shirlei Luzia Cabrelli Rodrigues e a senhora Constância Araújo Púpio, secretárias a senhora Iodete da Silva e a senhora Paula da Silva Pinheiro, tesoureira a senhora Maria José Miranda de Almeida.

A essa coordenação se juntaram tantas outras pessoas: a Célia Ceolin, a Sônia, a Estela e muitos outros que dão continuidade aos trabalhos de evangelização da comunidade e a animam e dela participam com muito amor e dedicação.

A comunidade possui uma juventude muito atuante e empenhada. Jovens que fazem a diferença.


Passaram a ser realizados terços, novenas, campanhas da fraternidade e missas e começou a pensar em adquirir um terreno para a construção de uma capela.

As missas são rezadas nas residências, aos Domingos à noite.

A festa de Santa Luzia vem preparada com a novena.


É uma comunidade que prepara e participa muito das celebrações.
A premência da Comunidade em possuir uma capela desencadeou uma série de eventos e promoções: pizzas, rifas, bazar de roupa usada, doações e ofertas. A comunidade tem querido estar sempre unida com as demais comunidades da Paróquia e mantém um forte laço de proximidade com a comunidade da capela São Francisco de Assis, de onde foi desmembrada.

Em 20 de Fevereiro de 2008, foi adquirido um terreno, na rua Abrão Nejm Aidar.
O terreno foi murado e a comunidade trabalha par que o quanto antes esteja construída sua capela em louvor a Santa Luzia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário