Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Capela de São José do Baguaçu

CAPELA SÃO JOSÉ – DISTRITO DE BAGAÇU

No dia 15 de fevereiro de 1.893, foi rezado o primeiro terço, junto ao cruzeiro que havia sido colocado nas terras daquele povoado que estava surgindo, onde hoje encontra-se o Distrito de Baguaçu. O povoado nasceu com a chegada de várias famílias em busca de terras e de trabalho. As primeiras famílias a chegarem foram as seguintes: José Matheus da Silva, Isaías Matheus da Silva, Tobias Machado de Moraes, Urias Machado Borges, Bento de Souza, Eliziário Fernandes de Menezes, Miguel Martins Borges e a viúva Maria Bernardes, era o dia 07 de fevereiro de 1893. Havia nessas terras muitas palmeiras cujo nome é Baguaçu (também conhecida como babaçu), originando assim, o nome daquele lugar.
Os moradores construíram um pequeno altar de madeira e uma das mulheres trouxe uma imagem de São José que havia ganhado de um missionário e então rezaram cheios de alegria e gratidão pelo novo local que haviam encontrado para morar. Os moradores, a partir de então, começaram a chamar o novo povoado de São José de Baguaçu.
Uma pequena Capela, em homenagem a São José, foi construída no local onde hoje está instalada a Escola Estadual Dr. Elói Lopes Ferraz, para que os moradores lá pudessem se reunir para exercitar a sua fé, e de tempos em tempos recebiam um sacerdote que vinha do Município de Monte Azul Paulista para celebrar a Santa Missa. Porém essa Capela, por motivo ignorado, pegou fogo e foi completamente destruída.
A população se uniu e no mesmo local construiu outra Capela. Anos mais tarde esse local foi invadido por imensos formigueiros e a Capela foi sendo danificada, ficando sem condições de uso, isso pelos anos de 1955/1956.
A Diocese, vendo a situação daquele lugar, deu autorização para a construção de uma nova Capela em outro local. Foi então que um dos habitantes do povoado, o Senhor Orlando Aveiro, fez a doação de um terreno, onde por volta de 1958 foi inaugurada essa atual Capela de São José, situada à Avenida Franklin Clemêncio, antigo picadão, que dá acesso à Usina Cruz Alta.
Esta Capela foi construída com arrecadações de muitas quermesses e também com doações de Senhor Washington Junqueira Franco e do Senhor Braz Vicente Moura.
O Distrito de Baguaçu está hoje, com 117 anos de existência.
São José é o seu Padroeiro!
A Capela é vinculada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Olímpia e as missas são realizadas todos os sábados, às 20 horas e 30 minutos.
São José e todos os Cristãos Católicos de Baguaçu, aguardam a sua visita.

O SURGIMENTO DE BAGUAÇU
Segundo o que consta no Registro de Imóveis de Barretos, em documento datado de 9 de dezembro de 1899, 23 alqueires de terra foram destacados da fazenda "Olhos dÁgua", como adquirente está São José, padroeiro da povoação de Baguaçu, e como doadores transmitentes das terras: Joaquim Luiz Pereira e sua mulher Candida Cassiana do Carmo, Pedro Antonio Xavier e sua mulher Anna Thomazia de Jesus, Joaquim Alves de Lima e sua mulher Maria Benta de Gouvea, Marcellino Amâncio da Silva e sua mulher Laudemira Maria de Jesus, João Amâncio da Silva e sua mulher Anna Rita de Jesus, Joaquim José dos Santos e sua mulher Antonia Rosa da Silva, Joaquim Miguel dos Santos, Gabriel Francisco de Oliveira e sua mulher Francisca Candida de São José, Leopoldina Maria de Jesus, Joaquim Vieira de Moraes e sua mulher Prudenciana Maria de Jesus, José Ramos da Silva e sua mulher Maria José do Espírito Santo, Miguel Antonio dos Reis e sua mulher Carolina Luiza de Jesus. Lavrado em escritura aos 2 de maio de 1998. As condições do contrato ditam que a "doação feita ao patrimonio de São José para o fim especial e com a única condição de se erigir uma povoação do referido Santo, ou sob seu padroado, um logar onde se acha actualmente a povoação denominada "Baguaçu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário