Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Doando tempo e esforços pelas comunidades... CPP E CPC



CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP):
O CPP é composto por um grupo representativo de toda a paróquia, pessoas de diversos setores de pastoral que, sob a coordenação do pároco e/ou da Equipe Paroquial, organizam, animam e concretizam a pastoral de conjunto. O CPP tem a missão de ser fermento e sinal representativo da comunhão e da unidade de fé entre a Equipe Paroquial e o povo cristão das comunidades. Através do CPP cria-se em cada membro a consciência de participação ativa, responsável e cidadã na Igreja de Cristo.

CONSELHO PASTORAL COMUNITÁRIO (CPC):
O CPC é um novo jeito de dirigir, coordenar e animar a comunidade cristã. A formação do conselho deve ser fruto de um processo de reflexão, feito com toda a comunidade. Para que surjam verdadeiros/as conselheiros/as é importante: Aprofundar o entendimento de sua missão. Conhecer a vida da comunidade, da paróquia e da Diocese, bem como a realidade, a história e as opções pastorais do Plano Paroquial e Diocesano. Ter momentos fortes de aprofundamento da vivência da espiritualidade. Conhecer e treinar o método popular e democrático de coordenação. Ter clareza dos objetivos e atribuições do conselho. Serem os membros atuantes nas pastorais e comprometidos com a comunidade.

Observação:
O CPC e CPP são responsáveis pela organização pastoral e administrativo-financeira. Cabe, pois, aos Conselhos de Pastoral, junto com a comunidade, organizar, administrar e cuidar destes bens. Cabe também aos Conselhos consultar a comunidade para aplicar melhor o dinheiro (formação de lideranças e do povo, pagamento de materiais para as diversas pastorais, construções, melhorias etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário