Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Notícias do fundo do baú.


Aqui, transcrevo um artigo que se encontra no jornal "Tablóide da Nova Paulista", do dia 30 de Junho de 1961, em toda página 6:
(começa o artigo:)
"Móveis Blanco apresentam TABLOIDE nos Bairros, Vilas & Ruas.

Hoje: Praça N.S. Aparecida
Esta secção quinzenal do "Tablóide", patrocinada pelos famosos MÓVEIS BLANCO, que são fabricados em Olímpia com arte, capricho, perfeição e bom gôsto, pelos Irmãos Rodrigues Blanco, traz hoje pela primeira vez, para os nossos leitores, uma praça da cidade "Menina-Moça". É ela a Praça Nossa Senhora Aparecida, inegavelmente a segunda em importância de nossa cidade.

Seu Nome é um Símbolo de Fé.
A Praça que leva o nome da "Padroeira do Brasil", fica distante da Praça Rui Barbosa (centro da cidade) apenas 400 metros, possuíndo, portanto, excelente localização. Possui, a praça e cercanias, todos os melhoramentos indispensáveis, havendo apenas um único senão em dois de seus quarteirões, que deixaram de receber calçamento, numa prova de displicência dos nossos prefeitos, que fizeram calçamento em outras ruas muito mais afastadas, deixando aqueles dois quarteirões de suma importância para traz. Agora, anuncia-se o asfaltamento da Rua Bernardino de Campos, que, abrangerá um dos citados quarteirões.

Ao Mobiliar sua residência, você revela o seu bom gôsto.
Procure, antes de comprar, conhecer os famosos Móveis BLANCO.
Rua Jorge Tibiriçá, 830 - 842 Fone 8-2-0.
A maior Indústria Mobiliária da Região.

Os Moradores da Praça
Residem na Praça Nossa Senhora Aparecida, entre outras, as seguintes famílias: Capitão Narcizo Bertolino (morador mais antigo de Olímpia), Elias Bertolino, Orides Bertolino, Mário Riscalli, Alfredo Puig de Mello, Antonio Cabriliano, Guilherme Magro, Nelito Santos, Ludovico Seno, Lucídio Locatelli, José Cervo, Léo Forti, Antonio Azevedo, Waldemar Gomes Regra e Osvaldo Rodrigues. Existe na Praça Nossa Senhora Aparecida, a Casa Paroquial, dos sacerdotes Franciscanos. A parte comercial é defendida pelos seguintes estabelecimentos: Armazem de Antônio e Cláudio Galetti, Fábrica de Móveis Atlântico, Pensão Santa Terezinha e A Instaladora, de Ivo Azevedo.

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida
Indubitávelmente, o que de principal existe na Praça é a Igreja e a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, cujo titular, Frei Clemente Grassi, com seu incrível dinamismo, movimenta todo o bairro com notáveis realizações religiosas. A Paróquia com 370 membros possui as seguintes irmandades religiosas: Pía União das Filhas de Maria; Côrte de São José; Congregação Mariana; Sagrado Coração de Jesus; Ordem Terceira de São Francisco e Cruzada Eucarística. As irmandades desenvolvem intenso programa de visitas aos prêsos com distribuição de cigarros; aos pobres e hospitais, distribuindo revistas e guaranás para as crianças do Lar Santa Filomena (Marianos); a Ordem Terceira, distribui mantimentos para determinadas famílias pobres e as diversas irmandades, distribuem, ainda, pães e doces para os meninos e meninas do Catecismo.
Empenham-se os membros da Paróquia, na construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, atualmente muito pequeno e que não antende ao enorme número de fiéis que o procuram para suas orações. A par com a construção da Igreja, também os Marianos pretendem construir sua sede própria tendo para isso, em mira, um terreno situado na Rua Veiga Miranda. Porém, a dificuldade para se consumar obras dêsse vulto são enormes, e, por êsse motivo, o trabalho das Comissões constituídas torna-se árduo e espinhoso. Deveriam os Deputados Federais e Estaduais, assim como o Prefeito, o Governador do Estado e o próprio Presidente da República, destinar verbas para construções desta natureza que visam, acima de tudo, incrementar cada vez mais a crença, a fé e a esperança no coração da gente brasileira.

Em síntese, é esta a Praça N. Senhora Aparecida, movimentada, alegre e confiante no seu e no progresso da "menina-moça". (termina o artigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário