Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Pastoral Familiar






PASTORAL FAMILIAR
Missão: Compreender e ajudar a família hoje. Numa abordagem religiosa, antropológica e sociológica, reconhecer seu papel de sujeito na construção de uma nova sociedade e promover orientações de conduta inspiradas em critérios de solidariedade e de plena reciprocidade, características constituintes da família.

A Pastoral Familiar, portanto, é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

OBJETIVOS
A preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.

GRANDES DESAFIOS
O agente da Pastoral Familiar, orientado pelo magistério da Igreja (que lhe coloca em mãos quatro grandes documentos: Familiaris Consortio, Carta às Famílias, Evangelho da Vida e o Diretório da Pastoral Familiar), sabe que, sobretudo em nossa realidade atual, precisa encarar três grandes desafios. Ele se propõe a defender e a promover três colunas vitais:
• a dignidade da pessoa humana
• o sacramento do matrimônio
• a inviolabilidade da vida e da família

Um instrumento de orientação e estudo aprofundado sobre a família é o

DIRETORIO DA PASTORAL FAMILIAR.

Este documento da CNBB, descreve a SITUAÇÃO DA FAMÍLIA HOJE, em meio as mudanças sociais e seus desafios; esclarece o CONCEITO E FINALIDADES DO MATRIMÔNIO; orienta na EDUCAÇÃO DOS FILHOS, os direitos e deveres dos pais, a educação afetiva e sexual, a luta em defesa do direito dos pais na educação dos filhos; descreve as CARACTERÍSTICAS DO MATRIMÔNIO e as características do MATRIMÔNIO COMO SACRAMENTO: a unidade, a indissolubilidade, trata sobre o divórcio e as crises conjugais, sobre a situação dos separados e dos divorciados que contraem nova união; sobre temas como a Escuta da Palavra e catequese em família; O diálogo, a dor e o exercício do perdão; o Espírito de serviço e solidariedade; a vivência da afetividade e da sexualidade.

O documento trata, também, das SITUAÇÕES ESPECIAIS: situações de conflito, Uniões de fato, Separação mantendo a fidelidade ao vínculo conjugal, Matrimônio canônico precedido por um divórcio civil , Casados na Igreja, divorciados civilmente e novamente unidos pelo casamento civil Católicos unidos apenas no civil, Crianças e famílias em situação de risco pessoal e social, Crianças e adolescentes desprotegidos, abandonados ou em perigo, Atenção aos idosos, Famílias de migrantes.

Vem oferecida uma orientação para PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E ACOMPANHAMENTO À VIDA FAMILIAR: Preparação remota, Preparação próxima, Preparação imediata, A celebração do matrimônio, Os primeiros anos do matrimônio, A consolidação do matrimônio, A importância do trabalho na família.

Parte importante do documento apresenta o MATRIMÔNIO E A FAMÍLIA COMO CAMINHO DE SANTIDADE: A santificação do amor conjugal e a convivência familiar ao lado dos filhos, A espiritualidade no lar: oração conjugal e familiar, Algumas práticas espirituais no lar, e
outros aspectos relevantes da espiritualidade no lar.

Em nossa Paróquia, a Pastoral Familiar já existe há mais de sete anos.
VENHA SER PARTE DOS QUE SE PREOCURAM COM O BEM DA FAMÍLIA:
SEJA UM(A) AGENTE DA PASTORAL FAMILIAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário