Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pode, até mesmo, parecer um touro... mas se não se cuidar, pode cair!


Alcoolismo

O alcoolismo é uma doença terrível, o mal de tantas famílias mas, tem tratamento. Sozinho o abusador da bebida não para, mas, com ajuda, ele e a família podem se recuperar.
Muitos conseguem usar a bebida alcoólica como Jesus tomava vinho. Para esses o álcool não causa problemas, porque seu corpo não suporta grande quantidade de álcool.
Dez por cento, porém, tem um corpo diferente perante o álcool, seu fígado adquiriu a capacidade de desdobrar de quatro a cinco vezes mais qualquer substância alcoólica quer destilada ou fermentada e assim cria tolerância e agüenta beber muito. Acabam criando dependência da garrafa, do litro, etc. Ficam crucificados, presos à cruel garrafa que lhes rouba a saúde, a família, a sanidade e a própria vida.
A Organização Mundial da Saúde reconhece o alcoolismo como doença e o inclui no Código Internacional de Doenças. Sendo uma doença crônica, progressiva, incurável, fatal, mas, tratável.
O portador da doença do alcoolismo está cego, e não consegue enxergar que o álcool o está destruindo. Os que amam o doente precisam de amor corajoso para decidir não deixá-lo morrer dessa doença tratável.
Ter uma doença como o alcoolismo não é vergonhoso. Vergonhoso seria deixar o doente morrer sem receber tratamento.

Um comentário:

  1. "A Igreja, que quer atuar (e este é seu próprio dever) na sociedade como fermento evangelico, está e continuará sempre junto dos que enfrentam com reponsável dedicação a praga social da droga e do alcoolismo, para encorajá-los e sustenta-los com a Palavra e a Graça de Cristo"
    João Paulo II

    Marco Antonio, agente Pastoral sobriedade

    Sobriedaqde e Paz, Só Por Hoje Graças a Deus

    ResponderExcluir