Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto Diocesano de Evangelização PRODE


O Projeto Diocesano de Evangelização (Prode)- sugere às comunidades da Diocese de Barretos a LEITURA ORANTE DA SAGRADA ESCRITURA NAS COMUNIDADES.
Todo e qualquer grupo de fiéis, no lugar que escolherem e segundo suas possibilidades poderá fazê-lo. A intenção é oferecer um instrumento de aproximação e reflexão da Palavra de Deus unindo-a a vida e seus desafios.
Segue abaixo as instruções para que os grupos de leitura orante se realizem:

1. Antes do dia da celebração a equipe responsável pela condução da leitura Orante na Comunidade ou Setor, faz uma reunião preparatória, com a CHAVE DE LEITURA (texto bíblico sugerido). Esta preparação dará meios para que se possa motivar melhor o momento orante que será vivido na comunidade.
2. Preparação do ambiente: O essencial é que se tenha uma estante colocada n centro de onde seja proclamada a palavra de Deus. Esta estante poderá ser recoberta com um véu, adornada com flores e ladeada por castiçais com velas acesas.
3. Estando todos reunidos no local em que se fará a Leitura Orante, uma pessoa da equipe responsável encarregada fará um comentário situando a Palavra que será proclamada, baseando-se no que foi refletido no estudo da CHAVE DE LEITURA.
4. Todos em pé, invocam o Espírito Santo. Esta invocação seja de preferência cantada. Após a invocação todos se sentam guardando profundo silencio.

5. OS PASSOS DA LEITURA ORANTE:

5.1 – LEITURA(o que diz o texto em si)
a) O leitor vai até a estante e proclama pausadamente a Palavra. Durante a proclamação todos permanecem com suas bíblias fechadas.
b) Todos abrem sua bíblias na leitura que foi proclamada e a lêem em silencio, atentos até mesmo aos detalhes, considerando o sentido de cada frase. Este momento deve durar no máximo 10 minutos.
c) A convite do responsável pela condução da celebração os presentes repetem alguma frase ou palavra que lhes mais tocou.
5.2 – MEDITAÇÃO (o que o texto diz para mim)
a) O leitor vai até a estante e proclama novamente a Palavra. Todos permanecem com as sua bíblias fechadas.
b) A convite do responsável pela condução da celebração, quem quiser pode partilhar o que a Palavra de Deus proclamada e meditada está lhe falando, ligando-a com a vida (pessoal, comunitária, social)
5.3 – ORAÇÃO (o que o texto me faz dizer a Deus)
a) Todos em pé. A convite do responsável pela condução da celebração, quem quiser, formula preces, louvores e agradecimentos a Deus.
b) Canta-se ou recita-se um salmo, ou outro canto, ligado ao tema da Leitura Orante, previamente preparado pela equipe de condução da celebração.
5.4 – CONTEMPLAÇÃO (olhar a vida com os olhos de Deus)
a) Todos sentados de maneira digna e cômoda. Todos em profundo silêncio. Com os olhos fechados procurando colocar-se diante de Deus. Perguntem-se a si mesmos: o que mudou em mim depois desta Leitura Orante? Como vou poder viver melhor meu compromisso de vida? Que desafios descobrir para me aperfeiçoar como discípulo de Jesus?
b) Após este momento, todos se colocam em pé e rezam o Pai Nosso.
c) Terminada a oração do Pai Nosso todos saúdam com o abraço da paz.
d) Canta-se um canto final.

Um comentário:

  1. A leitura orante nos mostra que Deus realmente fala com seus filhos, quando estes se colocam em atitude de escuta e meditação.
    Sidnei

    ResponderExcluir