Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

terça-feira, 22 de junho de 2010

O que é um Cruzeiro?















Cruzeiro
Um cruzeiro é um monumento religioso constituído por uma cruz de pedra ou madeira, podendo ter uma ou várias imagens, elevada sobre uma coluna assentada sobre uma plataforma e situado, normalmente, em lugares públicos, principalmente em praças, encruzilhadas, beiras de caminhos, atrios de igrejas, etc.
O cruzeiro constitui-se em objeto de respeito e devoção populares. Hoje seguem-se a esculpir e plantar em praças, jardins e propriedades. O cruzeiro é característico de regiões do mundo com fortes raizes católicas, por exemplo Irlanda, onde se chamam high cross e que são de muita influência celta e que existem desde o seculo VII, em Portugal, na Espanha ( famosos são os da Galícia) e tantos outros países.







Neste mes de junho, é bom nos lembramos da oração que, na infancia, santo Antonio fazia para expulsar o maligno e suas tentações:
"Eis a cruz do Senhor! Afastem-se de vós, todos os inimigos da salvação! Porque venceu o Leão da Tribo de Judá, descendente de Davi, Jesus Cristo, nosso Senhor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário