Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sábado, 31 de julho de 2010

Oração ao Espírito Santo... vamos rezar

Oração composta pelo papa João XXIII:


Espírito Santo, temina em nós a obra começada por Jesus.

Dá entusiasmo ao nosso apostolado, para que atinja todos os homens e todos os povos, resgatados, todos eles, pelo sangue de Cristo.

Acelera em cada um de nós o despertar de uma profunda vida interior.

Apaga em nós a autossuficiência e eleva-nos até o nível de uma humildade santa, do verdadeiro temor de Deus, da coragem generosa.

Que nenhum apego terrestre nos impeça de honrar a vocação a que fomos chamados.

Que nenhum interesse possa, por covardia nossa, abafar dentro de nós as exigências da justiça.

Que cálculos mediocres e mesquinhos não reduzam às estreitezas do nosso egoísmo os imensos espaços da caridade.

Que grande seja em nós a procura da Verdade, até a pronta aceitação dos sacrifícios, mesmo até a cruz, até a morte.

Que tudo, enfim, responda à oração suprema que o Filho dirigiu ao Pai.

E que esta graça, Espírito de Amor, pela vontade do Pai e do Filho, se derrame sobre a Igreja, sobre todas as instituições, sobre todos os povos e sobre cada um de nós.

Amém.

Dia 2 de Agosto: O Perdão de Assis...

Indulgência da Porciúncula - Perdão de Assis

São Francisco de Assis, em 1216 teve uma visão: O próprio Jesus lhe apareceu, acompanhado de sua Santa Mãe e lhe pedia: Francisco, vai até o meu representante, o Papa e peça a ele esta graça: que todos os que visitarem a capela da Porciúncula ( capela dedicada a Nossa Senhora dos Anjos), estando em dia com os sacramentos da Confissão e Eucaristia, e professando a Fé dos Apóstolos, possam receber o perdão completo de todas as penas dos pecados até então cometidos.

O papa achou inusitado o pedido de Francisco, mas conhecendo a sua santidade, concedeu este favor, que depois foi estendido a toda as igrejas franciscanas e agora para todas as matrizes paroquiais. Esta indulgência é concedida a todos os fiéis que comparecem nessas igrejas, recebendo o perdão da Confissão e a Eucaristia, rezando a Profissão de Fé e as orações do Pai Nosso - Ave Maria e Glória, nas intenções do Santo Padre.

A Indulgência da Porciúncula somente era concedida a quem visitasse a Igreja de Santa Maria dos Anjos, entre à tarde do dia 1 agosto e o pôr-do-sol do dia 2 agosto. Em 9 de julho de 1910, o Papa Pio X concedeu autorização aos bispos de todo o mundo, só naquele ano de 1910, para que designassem qualquer Igreja Pública de suas Dioceses, a fim de que também nelas, as pessoas recebessem a Indulgência da Porciúncula. (Acta Apostolicae Sedis, II, 1910, 443 sq.; Acta Ord. Frat. Min., XXIX, 1910, 226). Por último, este privilégio foi renovado por um tempo indefinido por decreto da Sagrada Congregação de Indulgências, em 26 março de 1911 (Acta Apostolicae Sedis, III, 1911, 233-4). Significa dizer, que atualmente, qualquer Igreja Católica de qualquer país, tem o benefício da Indulgência que São Francisco conseguiu de Jesus para toda humanidade. Assim ganharão a Indulgência, todas as pessoas que estando em "estado de graça", visitarem uma Igreja nos dias mencionados, rezarem um Credo, um Pai-Nosso e um Glória, suplicando ao Criador o benefício da indulgência, e rezando também, um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória, pelas intenções do Santo Padre o Papa Bento XVI. Poderão utilizar a Indulgência em seu próprio benefício, ou em favor de pessoas falecidas ou daquelas que necessitam de serem ajudadas na conversão do coração. Por outro lado, a Indulgência é "toties quoties", quer dizer, pode ser recebida tantas vezes quanto à pessoa desejar (i.e., em cada ano, fazendo visitas a diversas Igrejas das 12 horas do dia 1º de Agosto até o entardecer do dia 2 de Agosto ). Sem dúvida, foi um precioso presente que São Francisco intercedeu junto ao Senhor, em favor de todos os corações de boa vontade que amam a Deus e almejam, com o benefício da indulgência, poderem cumprir dignamente a sua missão existencial em direção ao Criador.
Fonte:
http://jufrabrasil.blogspot.com/2008/08/indulgncia-da-porcincula-perdo-de-assis.html

O que é a Porciúncula:

A Igrejinha de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula. A Porciúncula (em italiano, la Porziuncola) é uma pequena igreja fora de Assis, na planura logo abaixo do monte onde está edificada a cidade de Assis. Atualmente contida dentro de uma igreja muito maior, a basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger a pequena igreja. É um lugar muito importante dos franciscanos. São Francisco queria que ali estivessem os frades mais santos e ali morreu. Segundo a tradição, a Porciúncula foi construída no século IV, por eremitas provenientes da Palestina. Em 576, foi assumida por São Bento e seus monges. A Porciúncula foi a terceira igreja restaurada por São Francisco, depois de ter tido um sonho no qual ouviu o chamado de Deus para "recuperar a sua igreja".

Leia como a descreve o frei Acílio Mendes OFMcap:
No dia 2 de Agosto a Igreja celebra a festa de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, a “Festa do Perdão” de Assis.
Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é nascer de novo, pelo Espírito do Senhor.
– Foi nesta igrejinha que o jovem Francisco, procurando descobrir a vontade do Senhor a seu respeito, escutou o Evangelho, pediu ao sacerdote que lho explicasse e, exultando de alegria, exclamou: “Isto mesmo eu quero, isto peço, isto anseio poder realizar com todo o coração”. E, passando da vida eremítica, dedicou-se ao anúncio itinerante da Palavra de Deus entre o povo.
» Na procura de um sentido para a tua vida, escuta a Palavra do Senhor. Nela encontrarás a missão que te há-de fazer feliz!
Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é descobrir uma “geografia da salvação”, marcada por espaços e lugares que constituem especiais manifestações do Senhor.
– Foi nesta igrejinha que Francisco, embora sabendo que o Reino de Deus se encontra por todos os lugares da terra, e que a graça do Senhor pode ser dada em todos os lugares, foi saboreando aqui uma especial presença e graça do Deus da sua aventura evangélica e missionária. Por isso, repetia: “Meus filhos, tende cuidado em nunca abandonar este lugar. Se dele vos expulsarem por uma porta, entrai logo por outra, porque este lugar é verdadeiramente santo; é a casa de Cristo e da Virgem sua Mãe”. » Na tua peregrinação sobre a terra, vai marcando alguns lugares como especiais no teu encontro com o Deus da História, a começar pelo santuário do teu coração.
Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é encontrar-se com Maria, rodeada de Anjos, mas tendo na fidelidade ao Evangelho a bússola das grandes opções.
– Foi nesta igrejinha que Francisco, zeloso pelo seu privilégio de ser pobre, responde a um irmão: “Se não vês outra maneira de prover ás necessidades dos irmãos, vai ao altar da Virgem e despoja-o dos seus ornamentos. Acredita, a Senhora há-de comprazer-se mais em ver despojado o seu altar para podermos observar o Evangelho do seu Filho, do que ver adornado o altar e desprezado a Ele”.
» Em caso de conflito entre devoções e fidelidade ao Senhor, não hesites: só o Evangelho te levará a construir a vida sobre a rocha firme da Palavra de Deus!
Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é saber-se abraçado pela ternura misericordiosa do Pai.
– Foi nesta igrejinha que Francisco, pensando com amargura nos anos e pecados do passado, sentiu a alegria do Espírito Santo e a certeza de que estava totalmente perdoado. Por isso, pediu ao senhor Papa que todos os que entrassem nesta igrejinha, como devotos peregrinos e penitentes, participassem desta “graça do Perdão”. » Quando sentires o peso do pecado e do conflito interior, acredita que a misericórdia do Pai, o abraço de Cristo e a ternura do Espírito são mais fortes e mais belos que todos os pecados do mundo.
Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é abrir os braços e acolher cada pessoa como irmão.
– Foi nesta igrejinha que o Papa João Paulo II, seguindo os passos do Pobrezinho de Assis, reuniu há 20 anos e pela primeira vez na história da Humanidade, os líderes das grandes religiões do Mundo para orar e jejuar pela Paz.
» No teu meio ambiente, sê um instrumento da Paz, do Diálogo e do Espírito de Assis

Fonte:
http://www.capuchinhos.org/siteantigo/francisco/artigos/porciuncula.htm

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Comunidade da Capela de Santo Antonio - Bairro Rural da Alegria

Capela Santo Antonio da Alegria

Por volta do ano de 1932, a família Seno doou o terreno (Fazenda Seno) para a construção da nossa capela.

Começou então essa caminhada cuidada até então por poucas famílias: Sartorello, Cabrelli e Thomazini, que construíram, além da capela, a escola.
Em 1957 o bispo deu por oficial a capela que foi chamada de Santo Antonio do Corguinho. Desde então, muitas modificações ocorreram, no barracão, ou centro comunitário, no sistema elétrico, na preservação da capela e escola.
Ultimamente outras famílias também ajudam a cuidar do lugar: Rampasso Maria, Tufanin, além das Sartorello e Thomazin. Temos orgulho e muito amor por este lugar e por essa comunidade.
A capela fica ao lado de uma estrada de terra municipal.

Na comunidade temos a missa, sempre na quarta-feira da segunda semana de cada mês.
A capela tem um campo de bocha de 20m por 4m, um campo de futebol de 110m por 80m por 140m por 90m. Tem banheiro e vestiário.

O centro comunitário, totalmente renovado, com estrutura metálica, mede 35m por 25m.
No ano 2000, ele foi reconstruído e embelezado, com a ajuda e união de todos.
A capela é pequena, mas acolhedora, mede 15m por 6,4m. A escola mede 36m por 9,5m.
Atualmente, um dos grandes problemas que as capelas rurais enfrentam é o êxodo rural: mais e mais as famílias se mudam para a cidade.















terça-feira, 27 de julho de 2010

Estão aqui para acolher bem...

Nossa Paróquia está de portas abertas para acolher e informar todos os que passam por ela. Temos quem, com fé e simpatia, está presente, na Matriz (nela contamos com a zeladora sra. Nair e o sacristão sr. Antonio) e na secretaria paroquial (atendendo temos srta. Suelen), em alguns horários de atendimento:








A Matriz Nossa Senhora Aparecida fica com as portas aberta às segundas-feiras, das 7horas às 17horas.

De terça-feira até sexta-feira, das 7horas até depois da missa das 19horas.
Aos Sábados, das 7horas ao meio-dia.
Aos Domingos, sempre uma hora antes das missas das 7horas e das 19horas, até o término da missa.

















Na Secretaria Paroquial, temos o seguinte horário de atendimento:

de segunda-feira até sexta-feira, das 7h30 até às 11horas e das 13horas às 17horas.
Aos Sábados, das 8horas até o meio-dia.
Nosso telefone de contato é o 32812388, com certeza será atendido nos horários de expediente.

Sejam todos bem vindos!

25 anos cantando na Igreja

Tem quem comemore bodas de tantas coisas bonitas, aqui vai um exemplo de boa comemoração no serviço da comunidade. Eles, costumeiramente, estão nas missas do Domingo à noite, na nossa Matriz. Pedi que eles escrevessem algumas palavras para não passar em branco esta data, a resposta vai aquí abaixo e que Deus continue abençoando a vida da sua família:

Cantar com o coração, porque pelo canto louvamos à Deus

Há 25 anos (comemorados agora em Agosto), nos dedicamos e nos doamos a cantar e tocar violão nas missas de nossa Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Achamos melhor através da música relatar nossa experiência e caminhada, colocando nossos dons a serviço de Deus.




"Nos chamastes para caminhar na vida contigo,
decidimos para sempre seguir-te e não voltar atrás",


sentimos este chamado, ainda criança, a dedicar-nos à Igreja, ambos em suas respectivas paróquias e no ano de 1985 conhecemo-nos e juntos

"Temos andado ao Teu lado, juntos a Ti permanecido"
pois
"dá-nos a palavra certa, na hora certa e do jeito certo".
Recebemos o dom de cantar e tocar violão e
"Nossa alma canta a Ti, Senhor, quão grande és Tu, quão grande és Tu",
ouvir a Palavra de Deus e sentir sua presença
"Unidos pela força da oração, ungidos pelo espírito da missão"
que nos preenche e nos orienta a cada Domingo. Pedimos sempre que
"Por onde formos também nós, que brilhe a tua luz, fala Senhor na nossa voz, em nossa vida, nosso caminho então conduz, queremos ser assim, que o pão da vida nos revigore no nosso sim"
"Pois pra te adorar foi que nós nascemos, faça em nós o Teu querer, faça o que está em Teu coração, e que a cada dia queiramos mais e mais: estarmos ao Teu lado, Senhor!"
Nós Donizeti, Abgayl e nosso querido filho Matheus, sentimo-nos abençoados e agraciados pelo Dom uqe recebemos e colocamo-nos a serviço de Deus, através do ministério da música.

PJ romaria da juventude em Guaratinguetá e Aparecida

Com o Tema:
“Jovens em construção de políticas pela vida”
e com o Lema:
“Das águas que nos trazem Maria resgatando nosso jeito de ser e fazer”,
A Pastoral da Juventude de nossa paróquia participou no ultimo dia 18 da Romaria Estadual da Pastoral da Juventude, que aconteceu na cidade de Guaratinguetá com inicio na Igreja de Frei Galvão, e com chegada no Recinto de Exposição Manoel Soares de Azevedo, onde foi celebrada a missa presidida por D. Althiere, bispo referencial da PJ no estado de São Paulo, e concelebrada por vários padres, entre eles Pe. Carlos Sávio assessor nacional da PJ.
Oração da Romaria

Deus Pai, conduz nossos passos ao encontro de águas puras
d'onde brota nosso desejo de vida para os jovens
Abençoe a terra debaixo de nossos pés,
que traz comigo a vontade de continuar lutando com força por nossa identidade.
Transforme a morte em vida, o ódio em amor, a guerra em paz.
Para que continuemos construtores do Reino, por amor, na fé e no serviço.
Deus Filho, vós que foste servo e mártir da paz,
inspirado pelo manto sagrado da Negra Mãe.
Faz nossos passos firmes na confiança de nosso protagonismo
e na esperança de um novo jeito de caminhar.
Deus Espírito Santos, doador da vida, fruto da vida,
promessa de um novo céu e uma nova terra.
Que o vosso sopro nos impulsione e transborde sabedoria no coração de tantos (as) jovens
que caminham unidos para fazer brotar frutos
dentro de uma sociedade tão explorada e sofrida.
Deus que se faz Trindade, modelo para nossas comunidades juvenis.
Ajude-nos tornar visível e sensível o clamor, as lutas e os gritos de nossos jovens
que ecoam em cada canto desse imenso Estado de São Paulo
por onde passa a plenitude de nossas vidas.
Para que possamos viver a irmandade na tão sonhada e utópica Civilização do Amor.
Amém, Axé, Awere, Aleluia!

Agradecemos ao empenho de nossa paróquia, e por toda oração dedicada aos nossos jovens, que na paz foram e voltaram dessa grandiosa experiência de fé e devoção a nossa Mãe Aparecida, a quem carinhosamente chamamos de Cidinha.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A reza da coroa das sete alegrias de Nossa Senhora


A COROA FRANCISCANA

A Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, chamada também de Coroa Franciscana, compõe-se de sete mistérios, com um Pai-nosso, dez Ave-Marias e um Glória ao Pai, em honra das sete alegrias de Nossa Senhora:
1. Encarnação do Verbo divino;
2. Visitação da Mãe de Deus à sua prima santa Isabel;
3. Nascimento de Jesus;
4. Adoração prestada ao Divino Infante pelos três reis magos;
5. Encontro de Jesus no Templo;
6. Jubilosa Ressurreição do Salvador;
7. Coroação da Virgem Imaculada no céu.

1. Forma normal de se rezar a coroa:

Primeiro:
NÓS VOS ACOMPANHAMOS, VIRGEM SANTÍSSMA NA ALEGRIA QUE TIVESTES QUANDO... em Vossas puríssimas entranhas encarnou o Verbo Divino

POR ESTE MISTÉRIO VOS PEÇO QUE NOS ALCANCEIS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS E A GRAÇA DE IMITAR AS VOSSAS SANTÍSSIMAS VIRTUDES

(1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona: MEU JESUS MISERICÓRDIA; VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA; ALCANÇAI-NOS DO VOSSO AMADO FILHO, GRAÇA E MISERICÓRDIA )

Segundo:
NÓS VOS ACOMPANHAMOS, VIRGEM SANTÍSSMA NA ALEGRIA QUE TIVESTES QUANDO... visitastes a vossa prima Santa Isabel e foi santificado o glorioso Baptista

POR ESTE MISTÉRIO VOS PEÇO QUE NOS ALCANCEIS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS E A GRAÇA DE IMITAR AS VOSSAS SANTÍSSIMAS VIRTUDES

(1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai+ Antífona: MEU JESUS MISERICÓRDIA; VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA; ALCANÇAI-NOS DO VOSSO AMADO FILHO, GRAÇA E MISERICÓRDIA )

Terceiro:
NÓS VOS ACOMPANHAMOS, VIRGEM SANTÍSSMA NA ALEGRIA QUE TIVESTES QUANDO... Vistes o vosso Divino Filho nascido no presépio

POR ESTE MISTÉRIO VOS PEÇO QUE NOS ALCANCEIS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS E A GRAÇA DE IMITAR AS VOSSAS SANTÍSSIMAS VIRTUDES

(1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona: MEU JESUS MISERICÓRDIA; VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS E MÂE NOSSA; ALCANÇAI-NOS DO VOSSO AMADO FILHO, GRAÇA E MISERICÓRDIA )

Quarto:
NÓS VOS ACOMPANHAMOS, VIRGEM SANTÍSSIMA NA ALEGRIA QUE TIVESTES QUANDO... vistes o vosso Divino Filho adorado pelos magos do oriente

POR ESTE MISTÉRIO VOS PEÇO QUE NOS ALCANCEIS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS E A GRAÇA DE IMITAR AS VOSSAS SANTÍSSIMAS VIRTUDES

(1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona: MEU JESUS MISERICÓRDIA; VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA; ALCANÇAI-NOS DO VOSSO AMADO FILHO, GRAÇA E MISERICÓRDIA )

Quinto:
NÓS VOS ACOMPANHAMOS, VIRGEM SANTÍSSIMA NA ALEGRIA QUE TIVESTES QUANDO... achastes o vosso Divino Filho entre os doutores

POR ESTE MISTÉRIO VOS PEÇO QUE NOS ALCANCEIS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS E A GRAÇA DE IMITAR AS VOSSAS SANTÍSSIMAS VIRTUDES

(1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona: MEU JESUS MISERICÓRDIA; VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA; ALCANÇAI-NOS DO VOSSO AMADO FILHO, GRAÇA E MISERICÓRDIA )

Sexto:
NÓS VOS ACOMPANHAMOS, VIRGEM SANTÍSSIMA NA ALEGRIA QUE TIVESTES QUANDO... vistes o vosso Divino Filho glorioso e ressuscitado

POR ESTE MISTÉRIO VOS PEÇO QUE NOS ALCANCEIS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS E A GRAÇA DE IMITAR AS VOSSAS SANTÍSSIMAS VIRTUDES

(1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona: MEU JESUS MISERICÓRDIA; VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA; ALCANÇAI-NOS DO VOSSO AMADO FILHO, GRAÇA E MISERICÓRDIA )

Sétimo:
NÓS VOS ACOMPANHAMOS, VIRGEM SANTÍSSIMA NA ALEGRIA QUE TIVESTES QUANDO...
fostes coroada Rainha dos Céus e da terra, da Santa Igreja de Cristo e advogada dos pecadores

POR ESTE MISTÉRIO VOS PEÇO QUE NOS ALCANCEIS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS E A GRAÇA DE IMITAR AS VOSSAS SANTÍSSIMAS VIRTUDES

(1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai + Antífona: MEU JESUS MISERICÓRDIA; VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA; ALCANÇAI-NOS DO VOSSO AMADO FILHO, GRAÇA E MISERICÓRDIA )

FINAL

3 ave-marias + 1 Pai -nosso + 1 salve Rainha

Você poderá terminar fazendo esta oração pelos povos da Améria Latina, se quizer:

Maria Santíssima, Mãe da nossa América,
pela pregação do Evangelho
os nossos povos compreendem que são irmãos
e que vós sois a Imaculada e cheia de graça.
Com certeza filial sabemos que,
nos vossos ouvidos está o anúncio do anjo,
nos vossos lábios, o cântico de louvor,
nos vossos braços, Deus feito menino,
no vosso coração, a cruz do Gólgota,
na vossa frente, a luz e o fogo do Espírito Santo,
e sob os vossos pés a serpente esmagada.
Nossa Mãe Santíssima,
nesta hora da nova evangelização,
rogai por nós ao Redentor do homem;
que Ele nos resgate do pecado,
e de quanto nos escraviza;
que nos una no vínculo da fidelidade
à Igreja e aos pastores que a guiam.
Mostrai no vosso amor de Mãe aos pobres,
aos que sofrem e a quantos procuram
o Reino de vosso Filho.
Encorajai os nossos esforços para construir
o continente da esperança solidária,
na verdade, na justiça e no amor.
Agradecemos profundamente o dom da fé
e glorificamos convosco o Pai das misericórdias,
por vosso Filho Jesus, no Espírito Santo. Amém.
(Papa João Paulo II)

2. Forma especial

Após cada Ave-Maria, acrescenta-se, depois das palavras
“...e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus”:

1º ... que com grande alegria concebestes do Espírito Santo. (E segue:) Santa Maria...
2º ... que com grande alegria levastes em visita à Isabel.
3º ... que com grande alegria destes à luz em Belém.
4º ... que com grande alegria apresentastes à adoração dos Magos.
5º ... que com grande alegria encontrastes no Templo.
6º ... que com grande alegria vistes ressuscitado e glorioso.
7º ... que vos elevou aos céus, ó Virgem Maria.

A origem da coroa franciscana teria sido assim:

“Naquele tempo ( 1422), foi admitido na Ordem dos Frades Menores um certo jovem, que tinha uma devoção à Santíssima Virgem Maria. Ele tivera o costume de enfeitar a estátua da Virgem com uma coroa de flores. No noviciado, não podendo juntar as flores, resolveu voltar ao mundo; mas antes de sair foi ao altar da Virgem para despedir-se dela e pedir-lhe proteção, quando a Virgem apareceu-lhe e disse-lhe: “Não fique triste e não desanime por não poder colocar mais a coroa de flores na minha estátua. Vou ensinar-lhe uma maneira de trocar este piedoso costume por outro que me agradará mais e será mérito para a sua alma. Em lugar das flores que logo murcham você pode tecer para mim uma coroa com as flores de sua orações, que ficarão sempre frescas e você poderá encontrá-las facilmente. Reze um Pai-Nosso e dez Ave-Marias enquanto você vai meditando na alegria que senti, quando o anjo me anunciou a Encarnação do Filho de Deus.
E repita essas mesma orações, enquanto medita no gozo que experimentei com a visita a minha prima Isabel.
E volte a rezá-las enquanto você pensa na suprema alegria que encheu o meu coração, quando dei à luz o Cristo Salvador, sem dor e sem perder minha virgindade.
Recite as mesmas orações uma quarta vez, em memória do gozo que senti quando apresentei meu Divino Filho à adoração dos Magos.
E você vai repeti-las pela quinta vez, enquanto recorda a alegria que estremeceu a minha alma quando, depois de procurar Jesus, com profunda dor, durante três dias, encontrei-o no Templo, entre os doutores.
E recite pela sexta vez um Pai-Nosso e dez Ave-Marias, participando comigo no gozo que experimentei ao contemplar meu Divino Filho, saindo gloriosamente da sepultura, no domingo de Páscoa.
Por fim, repita essas orações pela sétima vez, enquanto você se alegra comigo em minha gloriosíssima e jubilosa Assunção ao céu e, quando fui coroada como Rainha do céu e da terra. Se você recitar essas orações como lhe ensinei, pode ter certeza, querido filho, que me tecerá a mais ;linda e agradável coroa que lhe merecerá graças inumeráveis.
O noviço imediatamente começou a rezar aquele Rosário, com muita devoção, tal como Nossa Senhora lhe tinha ensinado. Enquanto estava absorvido nesta devoção, o Mestre dos noviços entrou silenciosamente e viu o que estava acontecendo: o anjo tecia uma grinalda de rosas e, depois de cada dez rosas, enfiavam um lírio dourado. Quando a grinalda estava pronta, colocou-a na cabeça do noviço. Aí, o mestre pediu ao jovem que lhe contasse o que estava fazendo. O noviço lhe disse que estava rezando o Rosário como a Santíssima Virgem lhe havia ensinado a fazê-lo. Então, o mestre compreendeu o significado da visão que acabara de presenciar. Como resultado, o costume de rezar esta Coroa da Virgem Santíssima espalhou-se por toda a Ordem Franciscana. Os frades logo a propagaram por toda a parte.
A Coroa Franciscana consiste, pois em 7 Pai-Nossos e 72 Ave-Marias, em honra dos 72 anos que a Virgem viveu na terra e III. Como rezar a Coroa Franciscana?
em honra das sete alegrias principais que ela experimentou em sua vida A Coroa Franciscana alcançou uma propagação muito grande por causa dos milagres que logo foram acontecendo... (Frei Lucas Wadding, “Annales Minorun”, Quaracchi, 3ª ed., 1932 vol. X págs. 12-75.)

Comunidade da Capela Imaculada Conceição de Maria

Nossa Comunidade teve início em 1984, quando os moradores Katio e Iraci Gisoldi e Walter e Nilza Cavagna se dispuseram a dar catequese para as crianças do bairro, pois já existia o sonho de formar uma comunidade.
Na época o pároco era frei Francisco Rodrigues, as missas eram celebradas uma vez por mês, num salão onde funcionava uma fábrica de móveis e a creche que então se chamava PRIMEC, que hoje é a creche Cidade da Imaculada.
Muitas vezes a catequese era dada na rua por falta de lugar ou nas casas dos catequistas. Depois de alguns anos foi-nos cedido pela Custodia franciscana do Sagrado Coração de Jesus, o terreno onde aos poucos, através de quermesses, se conseguiu construir um pequeno salão, que hoje se tornou em duas salas de catequese.
Hoje, além das duas salas, temos nossa capela construída.
O lugar onde se encontra nossa capela dá à nossa comunidade uma forte missão evangelizadora. Pessoas com muitos desafios e também bom coração.

Comunidade da Capela de Santo Expedito

Nossa Comunidade surgiu no início de maio de 1999.









O primeiro terço teve a presença da irmã Márcia e alguns integrantes da Comunidade de Santo Antônio do jardim Cisoto.

O terço era semanal, feito nas casas dos moradores do bairro, também haviam várias reuniões nas quais eram feitas reflexões sobre o mês da Bíblia, do rosário, e outras.

No mês de Outubro pudemos contar com a valiosa presença do frei Sérgio Cintra, que passou a nos acompanhar nas visitas às pessoas doentes, famílias com problemas. Elas pediam para que suas casas fossem visitadas e ele ia com muito amor e simplicidade.

Em Dezembro tivemos a novena de Natal cujo tema era "Natal em Família". A novena foi encerrada com uma confraternização.
Com a autorização do frei Eduardo foi realizada através de votação a escolha do Santo Padroeiro que ficou sendo Santo Expedito.
O primeiro ato religioso foi a benção dos ramos no ano 2000.

A primeira missa foi realizada no dia 7 de Maio de 2000, com o apoio da Comunidade Santo Antônio e São Benedito.

No dia 21 de Setembro de 2001, tivemos a proposta de doação de um terreno.

Um terreno foi ganho em doação e outros tres foram comprados pela comunidade com a ajuda do caixa central da Paróquia. Hoje, os quatro lotes foram aglutinados e devidamente escriturados.

Temos as pastorais da catequese, da Liturgia, do canto, da criança, da juventude e estamos nos organizando para muito mais.
Começamos a construção de nossa capela pela crípta, onde hoje celebramos nossas missas todas as sextas-feiras, às 20 horas.



Antes, celebrávamos debaixo de uma paineira ao lado da antiga sede da fazenda de onde se originou obairro. Essas missas ficaram em nossa lembrança com muito carinho, ainda mais porque coincidia que a florada exuberante da paineira se dava na mesma data da festa do padroeiro Santo Expedito.

Ainda que tenhamos poucos recursos, provenientes das festas e da comunidade, cremos que, com a ajuda de Santo Expedito, conseguiremos levantar a nossa Igreja.