Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sábado, 17 de julho de 2010

Não é só um senta-levanta...

Nas celebrações litúrgicas, as diversas posições assumidas pelo corpo são expressões simbólicas de uma relação com Deus. Segundo afirmam as Instruções gerais sobre o Missal Romano, ”a posição do corpo, que todos os participantes devem observar, é sinal da comunidade e da unidade da assembléia, pois exprime e estimula os pensamentos e sentimentos dos participantes” (n. 20).
Todos nós devemos conhecer o significado das posições em que ficamos durante a celebração da santa missa. As igrejas não possuem recepcionistas e orientadores das posições dos participantes da assembléia porque não é um programa de auditório mas, sim, um relacionamento pessoal e comunitário em uma assembléia de fé.

Eis as principais posturas assumidas numa celebração:

Estar em pé: é a posição do Cristo Ressuscitado, atitude de quem está pronto para obedecer, pronto para partir. Indica também a atitude de quem acolhe alguém em sua casa. Estar de pé demonstra prontidão para ouvir e por em prática os ensinamentos de Jesus.

Estar sentado: é a posição se esculta, de diálogo, de quem medita e reflete. Na liturgia, esta posição cabe principalmente ao se ouvir as leituras (1ª Leitura, Salmo e 2ª Leitura), na hora da homilia e quando a pessoa esta concentrada e meditando.

Estar ajoelhado: é a posição de quem se põe em oração profunda, confiante. “Jesus se afastou deles à distância de um tiro de pedra, ajoelhou-se e suplicava ao Pai...” (Lucas,22,41). Lembremos dos leprosos que, de joelhos, suplicavam que Jesus os livrasse da lepra (cf. Marcos 1,40).

Fazer genuflexão: faz-se dobrando um dos joelhos ao solo. Significa uma profunda reverência de adoração, pelo que é reservada ao Santíssimo Sacramento, quando exposto ou quando guardado no sacrário. Não fazem genuflexão aqueles que transportam objetos que se usam nas celebrações, por exemplo, a cruz, os castiçais, o livro dos evangelhos.

Prostar-se: significa estender-se no chão; expressa profundo sentimento de pesar, humildade, e também de súplica.Este gesto está previsto na Sexta-feira santa, no inicio da celebração da Paixão. Também os que vão ser ordenados diáconos e presbíteros se prostram no dia da sua ordenação. Em algumas ordens ou congregações religiosas se prevê a prostração na celebração da profissão dos votos religiosos.

Inclinar o corpo: é uma atitude intermediária entre estar de pé e ajoelhar-se. Sinal de reverência e honra que se presta às pessoas ou representação iconografica ou plástica dos santos. Faz-se inclinação diante a cruz, no inicio e no fim da celebração, ao receber a benção, quando durante o ato litúrgico se passa diante do sacrário, antes e depois da incensação, e todas as vezes em que vier expressamente indicadas nos diversos livros litúrgicos.

Erguer as mãos: é um gesto de súplica ou de oração a Deus. Geralmente se usa durante a recitação do pai-nosso e nos cantos de louvor.

Bater no peito: é expressão de dor de arrependimento dos pecados.Este gesto ocorre na oração Confesso a Deus todo poderoso...

Caminhar em procissão: é atitude de quem não tem moradia fixa neste mundo: não se acomoda, mas se sente peregrino e caminha na direção dos irmãos e irmãs, principalmente mais empobrecidos e marginalizados. Existem algumas procissões que se realizam fora da Igreja, por exemplo, na solenidade de Corpus Christi e no Domingo de Ramos, na festa do padroeiro, e outras pequenas procissões que se fazem no interior da igreja: a procissão de entrada, a das ofertas e a da comunhão. A procissão do Evangelho é muito significativa e se usa geralmente nas celebrações mais solenes.

Fazer silêncio: Indica respeito, atenção, meditação, desejo de ouvir e aprofundar na palavra de Deus. Na celebração eucarística, se prevê um instante de silêncio no ato penitencial e após o convite à oração inicial, após uma leitura ou após a homilia. Depois da comunhão, todos são convidados a observar um silêncio de intima relação com o sagrado.

Os gestos, palavras, cantos e também de instantes de silêncio dão ritmo e harmonia ao conjunto da celebração e expressa a unidade de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário