Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A importância do bambú


O bambu é uma planta que pode ser utilizada para praticamente tudo: alimento, abrigo, construções, lenha, carvão, protetor de solo, barreira de vento, regenerador ambiental, mata ciliar, tubos, artesanato, móveis..., enfim, centenas de usos. Os chineses têm catalogado mais de 1.500 usos para o bambu.

Se você acessa o enderesso da Rede Social do Bambu: http://bamboo.ning.com/profiles/blogs/bambu-contra-aquecimento
pode descobrir até mesmo que o bambu é um forte instrumento contra o aquecimento global. Leia uma parte do texto de autoria de Egeu Laus:
“Se você gasta um tanque de 50 litros de gasolina por semana, plantando onze
mudas de bambu irá compensar esta poluição por um ano!!

O efeito estufa tem recebido crescente atenção no cenário internacional. Com o progresso econômico e industrial da humanidade baseado na queima de combustíveis fósseis - desde a primeira revolução industrial - o aquecimento global é fato comprovado pela comunidade científica. Se não fizermos nada a este respeito, certamente as próximas gerações estarão comprometidas.
O que é o efeito estufa?

O sol projeta raios para a terra o que a esquenta e torna a vida possível. Basicamente, um terço dos raios que atingem a terra é devolvido ao espaço. Dois terços são absorvidos pela terra e em menor escala, pela atmosfera. A terra devolve ao espaço ondas longas (infravermelhas). Muitas destas ondas longas emitidas pela terra e pelos oceanos são absorvidas pela atmosfera, incluindo nuvens. Isso é chamado efeito estufa: retenção de calor.
Em uma estufa, a parede de vidro diminui o fluxo de ar assim como aumenta a temperatura interna. Analogicamente, porém com um processo físico diferente, o efeito estufa faz com que a terra esquente. Sem o efeito estufa natural, a média de temperatura na terra seria menor do que o ponto de congelamento da água. Assim, o efeito estufa torna a terra habitável. O vapor de água é o gás mais importante no efeito estufa e em seguida o dióxido de carbono (CO2). Ozônio, Metano e outros gases que fazem parte da atmosfera, em pequena escala, também contribuem para o efeito estufa. Nas áreas úmidas do Equador, onde existe muito vapor de água e um pouco de CO2, o efeito estufa é muito grande. Contudo, nas áreas frias, secas e polares, o efeito de pequenos aumentos de CO2 e vapor de água são bem maiores no aquecimento global. O mesmo efeito ocorre nas regiões altas da atmosfera onde pequenos aumentos de vapor de água têm uma grande influência no efeito estufa.
Vários componentes do sistema climático, notavelmente os oceanos, afetam a concentração de gases do efeito estufa. O principal exemplo disso é as plantas que tiram CO2 da atmosfera e convertem em carboidratos através da fotossíntese.
Na era industrial, atividades humanas têm emitido gases do efeito estufa principalmente queimando combustíveis fósseis e destruindo florestas. Basicamente a humanidade retira carbono da terra (petróleo, carvão mineral etc.) e o lança para atmosfera aumentando a concentração de CO2, intensificando o efeito estufa, e conseqüentemente causando o aquecimento global e as mudanças climáticas que dele decorrem.
O bambu e o efeito estufa

Os bambus, assim como as árvores e os oceanos, usam o carbono através da fotossíntese, para gerar carboidratos. Quando uma árvore ou bambu cresce, é retirada da atmosfera certa quantidade de carbono que fica retido na planta. O bambu tem a vantagem de ser a planta que tem a maior taxa de crescimento da terra, sendo um importante seqüestrador de carbono.
Evolução do peso de um colmo de bambu
No primeiro ano de cultivo, o bambu já alcança 70% de seu tamanho total. Levando em conta que em média brotam 10 colmos de bambu por moita (10 brotos) no mínimo, nota-se que uma muda tem grande potencial de seqüestro. Uma moita normalmente possui de 30 a 40 colmos. Estes dados nos proporcionam algumas contas: o bambu é composto por 48% de carbono. Dez colmos ou uma moita adulta, no mínimo seqüestraram 604 kg de CO2. Isto equivale a 240 litros de gasolina, por exemplo.

Com isso, se você gastar um tanque de 50 litros de gasolina por semana, plantando onze mudas de bambu irá compensar esta poluição por um ano!!”

Um comentário:

  1. coloque mais informações sobre o bambu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, isso já sabemos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!coloque especialmente para Engª Agronômicos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir