Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Santo Antônio do Ribeiro dos Santos


Comunidade Santo Antonio – Distrito de Ribeiro dos Santos
(prof. Iodete da Silva - da coordenação)

Com o surgimento do povoado por volta de 1926, dona Maria Claudina Cândido, viúva e proprietária de muitos alqueires de terra, doou ao Bispado de Jaboticabal, um terreno com 88m de cada lado para a construção da capela e uma praça.
O pioneirismo de alguns moradores fez surgir um pequeno templo católico, e no dia 13 de junho de 1930, foi celebrada a primeira Missa, pelo padre Tiebler.

A Comunidade foi assistida espiritualmente pelos padres da Paróquia de Guaraci durante anos, só mudando com a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Olímpia.
As missas eram mensais, mas os leigos religiosos locais: os Congregados Marianos e as Filhas de Maria, se encarregavam com fervor dos terços, novenas, festas religiosas e das quermesses.
A comunidade religiosa sempre proporcionou aos moradores do povoado, e depois Distrito (1939), grande concentração de pessoas.
Santo Antônio foi sempre comemorado com muita pompa e religiosidade.
Atualmente, a Comunidade recebe da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, por seu pároco, frei Flaerdi, uma atenção especial, visto que todas as celebrações são realizadas em concordância com Olímpia.
A Comunidade possui, hoje, várias pastorais: liturgia, canto, alimento, catequese e batismo, e bom número de dizimistas.
A coordenação da Comunidade, com a colaboração de todos, seja pelo dízimo, coleta, eventos esporádicos e a quermesse anual, mantém o prédio da Igreja bem conservado e um centro comunitário onde são realizadas várias atividades visando atender as necessidades básicas para a prática religiosa.
Pode-se dizer, com certeza, a Comunidade Santo Antônio é responsável pela maioria das atividades envolvendo todos os
moradores do Distrito.
O dia do Padroeiro, 13 de junho, é uma grande demonstração da religiosidade dos seguidores de Cristo, assim como todas as datas solenes que a Igreja coloca em destaque e que são preparadas com esmero, amor e carinho.
A equipe de canto, envolve com músicas previamente escolhidas as celebrações da Comunidade.
A população, como um todo, é bastante participativa e colaboradora, não negando jamais a sua parceria em todos os eventos priorizados pela Igreja.
Nesses oitenta anos de comunidade, sempre um grupo de pessoas dirige os trabalhos da Igreja e mantêm-na da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário