Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Festa de Santa Maria Madalena 22 de Julho

Você está convidado para uma festa julina.
Como não fizemos nossa festa junina da comunidade, marcamos nossa festa para o dia 22 de Julho, no salão paroquial, às 20horas: venha e traga sua família.
Escolhemos esse dia porque nele se festeja Santa Maria Madalena, discípula do Senhor.
É uma festa de comunhão, nada será vendido, nem comprado, será um "junta panela", uma partilha do que cada um trouxer. O chocolate quente e o quentão (sem alcool) é por nossa conta.
Sugerimos que os cozinheiros e cozinheiras da comunidade tentem fazer e trazer "madalenas". A receita (colocamos algumas) estão abaixo. Se alguém souber de outra pode trazer e partilhar com os e as "mestres cucas".

Algumas receitas de madalenas:

Madalenas de Laranja e Chocolate

Ingredientes
- 1 embalagem pequena de Margarina Qualy Cremosa (250 g)
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
- 5 ovos
- raspas de 1 laranja
- 50 g de chocolate meio amargo picado
Modo de Preparo
1. Derreta a margarina em microondas por 2 minutos em potência
alta, junte o mel, deixe esfriar e reserve.
2. À parte, peneire o açúcar, o sal, o fermento, a farinha e
acrescente os ovos aos poucos, batendo bem com um batedor de
arame. Junte a margarina derretida com o mel e, por último, as
raspas de laranja e o chocolate, misturando tudo muito bem.
3. Leve ao refrigerador por 10 minutos para a massa ficar mais
consistente e fácil de trabalhar. Coloque em forminhas no formato
de conchas, untadas e enfarinhadas, e asse em forno aquecido a
180oC por 20 minutos. Retire do forno, deixe amornar e
desenforme.
Pulo do Gato
O formato de concha é tradicional das madalenas.
Como desenformar a massa nesse formato é um pouco
mais trabalhoso, use fôrmas de silicone, que fazem
as madalenas se soltarem mais facilmente ou, se
preferir, use fôrmas para empadinha e faça
minibolos.
http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Sadia/0,,REC11601-7785-98+MADALENAS+DE+LARANJA+E+CHOCOLATE,00.html

Receita em video de Madalenas de Manteiga
Ingredientes para 15 madalenas:
• 4 ovos
• 125g de açúcar
• 125g de farinha
• 125g de manteiga derretida
• 1 colher de chá de fermento
• Raspa de 1 limão
Preparação:

1. Parta os ovos para uma tigela.
Junte o açúcar e bata.
2. Quando estiver um creme fofo, junte a farinha, o fermento, a raspa de limão e a manteiga.
Bata tudo muito bem.
3. Coloque em forminhas de queque.
Nota: Se utilizar formas normais, unte com manteiga e polvilhe-as com farinha. Se forem de silicone não é necessário.
4. Leve ao forno pré-aquecido nos 170º durante 15 minutos.

Depois dos bolinhos cozidos e desenformados estão prontos a servir.
http://www.saborintenso.com/f23/madalenas-manteiga-7178/

Magdalenas
Ingredientes
Categoria da Receita: Bolos
Cozinha da Receita Francesa

Dificuldade de Preparo da Receita: fácil
Temperatura da Receita: morno
Rendimento da Receita: 12 unidades
Tempo de preparo da Receita: 18 min + tempo de forno
• • 4 pães franceses sem casca e picados
• • 1½ colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
• • 1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja
• • 1 colher (sopa) de sementes de papoula
• • 1 colher (sopa) de fermento em pó
• • 1 ovo
• • 1½ xícara (chá) de geléia de laranja
• • ½ xícara (chá) de azeite de oliva
• • 4 colheres (sopa) de açúcar
• • 5 colheres (sopa) de leite
Preparo da Receita
Coloque no processador os pães, regue com o leite quente e junte o açúcar e o ovo. Bata por 3 minutos, transfira para uma tigela e reserve. Reserve 1 colher (sopa) de azeite e coloque o restante em uma panela. Adicione a geléia de laranja e leve ao fogo por 1 minuto, ou até ficar morno. Retire do fogo, despeje sobre o creme de pão batido e misture, sem bater, até ficar homogêneo. Junte o fermento em pó, as sementes de papoula e a casca de laranja e continue a misturar. Com o azeite reservado, unte 12 fôrmas para empada, com capacidade para 90 ml cada uma, e enfarinhe. Distribua a massa e asse em forno médio, preaquecido, por 30 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Retire do forno, desenforme as magdalenas ainda mornas e polvilhe açúcar de confeiteiro. Se preferir, decore com casquinhas de laranja.
http://www.muitomaisreceitas.com.br/receitas/bolos/magdalenas_de_laranja.html

Se preferirem podem trazer um bolo de milho, ou de fubá, ou de amendoim, ou de cenoura...
e não se esqueçam de trazer os filhos, filhas, avos, avós e muita alegria.


Um pouco sobre santa Maria Madalena:
Santa Maria Madalena, portadora de mirra, [Mirófora] nasceu na cidade de Magdala, às margens do Lago de Genesaré [Mar da Galileia], ao norte da Terra Santa. Desde a sua juventude era vítima de possessões que lhe causavam sofrimentos. Pela misericórdia divina, Maria teve um encontro com o Senhor, quando, pregando o evangelho, ele visitou sua cidade. Jesus se compadeceu dela e expulsou sete demônios que a atormentavam, propiciando-lhe, assim, uma cura tanto física como espiritual. Daquele momento em diante, Maria se converteu numa discípula do Divino Mestre, servindo-lhe, juntamente com outras virtuosas mulheres.
Quando Jesus foi levado ante Pilatos, sendo por todos injuriado, os discípulos vacilaram e fugiram; Maria, porém, não abandonou o Senhor; esteve junto à Cruz, ao lado de sua puríssima Mãe e do Apóstolo São João, o Discípulo Amado; foi ela quem acompanhou o corpo do Salvador quando era trasladado para o sepulcro no jardim de José de Arimateia, ungindo ali o corpo com o preciso mírron e as substâncias aromáticas, sendo, por isso chamada de Portadora de Mirra [Mirófora]. O sepultamento de Jesus foi realizado às pressas, já que era sexta-feira e, em poucas horas, ao anoitecer, deveria ter início a celebração da Páscoa judaica.
No dia seguinte, depois da Páscoa, primeira hora da manhã de Domingo, quando ainda estava escuro, Maria foi a primeira a chegar ao sepulcro para terminar o rito do sepultamento do corpo do Salvador. Ainda no caminho, pensava sobre como iria mover a pedra à entrada do túmulo, porque era muito pesada. Chegando, viu que a pedra já estava retirada. Voltou apressada aos apóstolos e contou a Pedro e a João o que tinha visto. Os apóstolos foram correndo à sepultura e, ao chegar, encontrando apenas os véus com os quais o corpo de Jesus tinha sido envolvido, foram-se de lá. Maria chegou depois dos apóstolos e, entrando no lugar onde estava a tumba, começou a chorar. Viu então dois jovens vestidos de branco e, um deles, lhe dirigiu a palavra perguntando: «Mulher, por que choras?» Maria respondeu: «Levaram meu Senhor, e não sei onde o puseram.» Tendo dito isto, virou-se e viu Jesus, mas não o reconheceu. Pensando ser o jardineiro, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me, onde o puseste?» Jesus lhe disse: «Maria!» E ela reconheceu aquela voz familiar, e viu que o Senhor tinha ressuscitado. Num ímpeto de alegria, prostrou-se aos seus pés.
Nesse mesmo dia, pela terceira vez, Maria foi digna de ver o Salvador Ressuscitado quando, junto às outras mulheres portadoras de aroma [Miróforas], voltou à sepultura. Contou logo aos apóstolos sobre as aparições do Salvador, mas não lhe deram crédito.
Maria, testemunha da vida e dos milagres realizados pelo Salvador, percorreu numerosos países anunciando o Evangelho. Diz-se que, estando em Roma, foi ao Palácio do Imperador Tibério. Durante a audiência que este lhe concedeu, falou-lhe de Jesus Cristo, dos seus ensinamentos, de sua morte e ressurreição. O imperador duvidou da ressurreição e pediu-lhe algumas evidências. Maria então, tomando um ovo cozido que estava sobre uma mesa, entregou ao imperador, dizendo-lhe: «Cristo ressuscitou!» Enquanto pronunciava estas palavras, o ovo de cor branca que estava nas mãos do imperador, tornou-se vermelho bem vivo. [Este acontecimento está muito bem representado na parede oriental do altar da bela igreja de Santa Maria Madalena, localizada no Jardim do Getsêmani, e que foi construída pelo imperador russo Alexandre III, no ano de 1886. A santa se encontra vestida humildemente de branco, ao estilo apostólico, diante do imperador Tibério, que está cercado de guarda-costas. Em sua mão estendida ela segura um ovo vermelho]. No dia de sua comemoração, no Jardim Getsêmani, depois da Divina Liturgia, os peregrinos costumam trocar ovos vermelho pascais, dizendo uns aos outros: «Cristo ressuscitou!»
Depois de Roma, Santa Maria Madalena foi a Éfeso, e lá ajudou o Apóstolo São João, o Teólogo, na pregação do Evangelho. As circunstâncias de sua morte são desconhecidas.

confira: http://ecclesia.com.br/synaxarion/?p=1742

Nenhum comentário:

Postar um comentário